Vou-lhes apresentar um exemplo prático, isto é um resultado real!

Em Agosto enviei o primeiro email marketing de uma empresa na área das impressoras industriais. À primeira vista notamos que a área de atuação da empresa é B2B e como tal temos de adaptar a nossa linguagem a este setor. Por serem impressoras muito especificas, que suprimem necessidades muito particulares era importante delinearmos estratégias, que cativassem o público que iria receber o email. A grande maioria dos recetores deste email já tem a sua impressora, mas era necessário mostrar as mais-valias deste novo produto e prender o potencial cliente a adquirir este novo.
Para tal seguimos os seguintes passos e os resultados foram surpreendentes!
Definimos a estrutura do email:
- Cabeçalho que identificaria de imediato a empresa;
- Titulo chamativo e imagem apelativa para despertar o interesse de continuar a ler o email;
- Principais pontos/características do novo produto apresentado;
- Vídeo demonstrativo do funcionamento desse produto, com as importantes call to action;
- Mais algumas curiosidades de outros produtos disponíveis;
- E por fim a Call to Action final, para os potenciais clientes que ainda não clicaram em mais nenhum ponto do email, mas que continuaram interessados pela empresa, mas que não encontraram o que procuravam neste email.
Assim à primeira vista parece fácil e de facto é!
A estrutura depende do que pretende apresentar aos seus potenciais clientes, mas deverá sempre colocar-se no papel de potencial cliente, para que o email conte uma história interessante e com continuidade.
Após um mês decidimos ir medir os resultados do envio deste email marketing. Num relatório é essencial consultar os seguintes indicadores, que depois deverão ser complementados e cruzados com outros:
- taxa de abertura: qual a percentagem de e-mails que foram abertos pelos destinatários;
- taxa de cliques: quantos por cento dos leitores clicaram em cada um dos links disponíveis no corpo do e-mail;

Neste caso obtivemos uma taxa de abertura de 32.2% e uma taxa de cliques de 4.1%.
Sendo os valores de referência de um ótimo desempenho de email marketing:
- Taxas de Aberturas: Entre 20% a 30%
- Taxas de Cliques: Entre 2% a 5%
Posto isto, se também você quer começar a enviar o seu primeiro email marketing, saiba que existem várias plataformas para o envio do mesmo, tais como: Egoi e Mailchimp.
Mas se preferir que um profissional faça esse trabalho por si e lhe traga bons resultados deverá contactar um para esse efeito.
Por apenas 79.90€ crio, envio e apuro os resultados do seu email marketing, tal como fiz para este cliente. Este cliente ficou tão satisfeito com os resultados, que já estamos a trabalhar no email marketing deste mês.