Já deve ter ouvido esta frase muitas vezes: “A vida muda na proporção da nossa coragem”, mas mesmo sabendo disso, fica dificil sairmos da nossa zona de conforto e arriscarmos por uma vida melhor, pela tentativa de concretização de um sonho/projeto, pelo investimento em novas tecnologias e estratégias para a nossa vida e empresa.
Queremos sempre uma vida cada vez melhor, mas somos incapazes de arriscar. Também já ouvimos, ainda em crianças muitas vezes: “quem não arrisca, não petisca”, para tentarmos que as nossas crianças sejam mais aventureiras e enfrentem os seus medos com mais coragem, mesmo sabendo que algo pode correr mal, mas que algo também pode correr muito bem e ser o concretizar de um grande sonho/aprendizagem.


Achamos que é na fase de crianças e adolescentes que temos os maiores dilemas e medos para enfrentar a vida, mas mesmo assim nessa fase vemos muitas crianças e adolescentes a aproveitar a vida ao máximo, algo que nós achamos exagerado, por quererem fazer e ter tantas experienciais diferentes, quererem conhecer tantos lugares diferentes, quando muitas vezes nós apenas queremos estar no nosso canto, com a vida que já temos.
Mas será que essa vida que já temos é mesmo suficiente?
Será que não queríamos ter uma vida mais nossa? Que tivéssemos um maior poder e coragem sobre ela? Quantas vezes agora na idade adulta se permitiu arriscar em algo novo? Não precisa de ser nada extraordinário, mas quantas vezes pegou no seu carro sem destino, para conhecer novos locais e culturas? Quantas vezes decidiu fazer uma mudança na sua empresa, para dar um novo ânimo e impulso ao seu negócio?
Pare de adiar, a sua vida está a ser vivida em modo automático!
Pense no que o/a fazia feliz quando era criança e volte a fazer coisas e a aventurar-se mais, sinta de novo o entusiasmo de vivenciar novas experiências, ver que valeu a pena ter arriscado naquela ideia ou estratégia, que de facto a sua empresa está muito mais moderna e inovadora, tal como você quando era jovem, mas se deixou adormecer pelas rotinas e stresses diários.
Ser jovem, corajoso/a, inovador/a, mudar a nossa vida só depende de nós!

De nada adianta estarmos diariamente a lamentarmo-nos, junto do nosso grupo de familiares e amigos próximos, que já não viajamos há anos, que já não vamos aquele restaurante há anos, que a nossa empresa não cresce por causa do mercado que está instável etc.
Já reparou que estas lamentações podem ser todas alteradas por si?

Pode marcar a sua próxima viagem e pode ser ali ao concelho vizinho, matar saudades, recordar outros momentos ali passado, já estará a quebrar a rotina. Nessa viagem pode passar pelo tal restaurante que tanto adora, mas que não vai há anos por falta de disponibilidade, acha você, mas eu digo por falta de vontade, porque conseguimos sempre encontrar um tempo para as coisas que amamos, se quisermos.
A sua empresa não cresce, mas não é apenas pelo estado atual do mercado, que é um fator externo que a está a influenciar, mas sim pela sua apatia para investir em novas estratégias, em modernizar processos, em investir o seu tempo e dinheiro em formas de melhorar a mesma e não ficar apenas à espera que milagres aconteçam e que entrem mais clientes na sua loja física/online, sem fazer nada por isso!

Todos os seus concorrentes estão diariamente a arriscar, a investir, a enfrentar os seus medos e a provar que são pessoas de coragem, que querem mudar o estado atual da sua vida, para melhor, porque a nossa vida pode ficar sempre um bocadinho melhor!
Siga-nos nas redes sociais no Facebook e no Instagram para mais novidades ou inscreva-se na nossa newsletter, para receber estes artigos no momento em que são lançados.

