Direitos-Humanos

Como gerir a crise do coronavírus na minha empresa?

Sabemos que existem pessoas especializadas em gestão de crises, mas referem-se a crises que a própria empresa pode vir a atravessar devido a alguma ação que tenha realizado e que não tenha sido bem aceite pelo público-alvo ou situações em que a empresa está sujeita a uma opinião menos positiva do cliente referente ao um produto ou serviço da empresa e que deverá ser esclarecida para que a imagem da empresa não seja abalada e prejudicada injustamente.

O caminho para o crescimento é longo, mas basta uma pedra no caminho para rolarmos até ao ponto inicial.

Quando nos deparámos com esta crise atual, do coronavírus, a grande maioria das empresas sentiu-se desamparada sem saber que medidas tomar, em tão curto espaço de tempo.

Decisões que salvam vidas tinham de ser tomadas!

Direitos-Humanos

Vidas essas que são a empresa, pois não nos podemos esquecer que a empresa é um todo e que se perdermos uma loja, uma fábrica com algum esforço conseguimos reconstrui-la, mas se perdermos colaboradores são vidas que não regressam e que farão muitíssima diferença na estrutura da empresa.

Não podemos exigir aos colaboradores que deem a vida pela empresa e é nestas alturas que vemos claramente quais são as empresas que se autotitulam defensoras dos direitos humanos e socialmente responsáveis.

São as ações que definem de facto se uma empresa é ou não, defensora dos direitos humanos dos seus trabalhadores

Quando uma organização mostra que tem compromisso com a comunidade interna (colaboradores) e externa (sociedade), as pessoas sentem-se mais seguras e confiantes para fazer negócios com ela.

Uma empresa socialmente responsável na prática:

  • Reduz o impacto ambiental;
  • Educa o público-alvo;
  • Cria líderes ambientais;
  • Usa produtos naturais;
  • Realiza ações de voluntariado;
  • Faz doações para instituições sociais.

E é nestes 2 últimos pontos que quero pegar:

  • Realiza ações de voluntariado;
  • Faz doações para instituições sociais.

No momento de crise que atravessamos é necessário que as empresas socialmente responsáveis coloquem na prática estas ações!

Que ajudem as instituições que neste momento se sentem desprotegidas, por falta de alimentos e bens essenciais e que consigam angariar voluntários (garantindo a sua segurança) capazes de fazer chegar esses bens, à população mais desfavorecida.

Após esta fase de crise serão estas ações que ficam na memória dos potenciais clientes e não os comunicados e noticias que são lançados ano após ano a referir que a empresa X ou Y é socialmente responsável e defensora dos direitos dos seus trabalhadores, porque apoiou a associação X ou deu o direito X aos seus colaboradores, essas ações são importantes, mas agora é o momento mais importante de provar o quanto a sua empresa se importa com o meio onde está inserida.

São ações em momentos de aflição que fazem a diferença.

As empresas podem afetar toda a gama de questões de direitos humanos positivamente ou negativamente, incluindo discriminação, assédio sexual, saúde e segurança, liberdade de associação e de formar sindicatos, tortura, liberdade de expressão, privacidade, pobreza, comida e água, educação e habitação.

Business & Human Rights Resource Centre

Seja diferente e mostre agora porque a sua empresa existe e como pode ajudar. Não fique parado à espera que tudo passe, para depois recomeçar. Ajude agora e seja ajudado, quando chegar o reconhecimento das ações que realizou.

Quando fazemos o bem não olhamos a quem e o reconhecimento chega como um impulso para a nova fase de recomeço.

Cuide de si, da sua família, mas também da sua empresa

Cuide de si, da sua família, mas também da sua empresa! Quando tudo isto passar recomece mais forte!

Alguma questão em que possa ajudar contacte-me agora!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s