marketing para clínicas dentárias

5 Dicas de marketing para dentistas

Se faz parte da atual procura elevada de serviços de marketing para clínicas dentárias, tem de conhecer as seguintes dicas que vão ajudar a dar os próximos passos, para angariar novos utentes.

  1. UM DENTISTA TEM DE TER UM SITE MODERNO E INTUITIVO

Não são apenas as suas instalações que são avaliadas em termos de modernidade, equipamentos, higiene e decoração pelo potencial cliente. Também o seu site ou a inexistência do mesmo, transmitem uma imagem da sua clínica dentária que não deve descurar.

Se fisicamente aposta numa clínica com todas as valências necessárias, para um serviço de medicina dentária exemplar, também o seu site deve demonstrar essa mesma realidade e ter um dos melhores sites de clínicas médicas dentárias.

Se ainda não apostou no seu site ou não modernizou o mesmo está a perder imensos clientes para a concorrência, que valorizam clínicas com sites modernos e que permitem a interacção online para marcação de consultas, esclarecimento de dúvidas etc.. Saiba mais aqui.


  1. FAZER CAMPANHAS NO GOOGLE ADS É FUNDAMENTAL

Se já tem atualmente um site, mas sente que o mesmo se encontra com poucas visitas, estando mesmo parado, está no momento de inverter essa situação pois está a perder clientes!

Sabia que existem imensos sites de odontologia, que se encontram a faturar imenso com as marcações online de consultas?

Exemplo de campanha de google ADS

Através de formulários ou chats presentes no seu site de dentista é possível receber agendamento de consultas diretamente no seu email. Contudo quem ainda não conhece o seu site, não sabe como chegar até ele. É aqui que entram as campanhas do Google ADS!

Através destas campanhas o seu site passará a ser um dos mais visitados, por potenciais clientes, que procuram ativamente no Google por clínicas dentárias e odontológicas, competindo lado a lado com outros sites de dentistas concorrentes.

Estas campanhas irão gerar contactos telefónicos para marcação de consultas, marcações online através de formulários ou chats presentes no seu site, bem como a visita física à sua clinica médica. Saiba mais aqui.


  1. A PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS FACEBOOK E INSTAGRAM MELHORAM MUITO A COMUNICAÇÃO COM O ATUAL E POTENCIAL CLIENTE

A maneira como se comunica na sua clínica dentária e de implantologia é a mesma como se comunica nas redes sociais?

Cada canal de interação deve ter a sua comunicação própria, adaptada ao público que nele se encontra. Também no nosso dia-a-dia nos adaptamos perante a pessoa com quem falamos. Desta forma, se aquilo que transmite na sua clínica é o respeito, a transparência, a flexibilidade de comunicação para com os seus pacientes, nas redes sociais deve fazer o mesmo.

Deve adaptar-se a cada mensagem e comentário que recebe, respondendo de forma personalizada a cada comunicação, fazendo com que o seu seguidor se sinta especial e com a atenção que merece, tal como se estivesse fisicamente na sua clínica.

Também as fotografias e vídeos que partilha têm de ser cuidadosamente selecionadas!

Um dentista já se sente muito à vontade ao visualizar: sangue, brocas, dentes abertos em restauração, implantes dentários a serem colocados, gengivas a serem suturadas etc. Já o seu seguidor não procura ver essas imagens que lhe causam ansiedade, medo e indecisão quanto ao passo de avançar para o tratamento efetivo.

Lembre-se que o seu seguidor apenas quer saber, como é que o processo é realizado e qual é o resultado final. Para isso não necessita de lhe mostrar pormenores tão chocantes visualmente pois irá afastar o seu potencial cliente da sua clínica.

Claro que o processo real é aquele e não muda de clínica para clínica, contudo a forma como comunica o mesmo faz toda a diferença, na tomada de decisão do potencial cliente.

O seu paciente espera de si profissionalismo, segurança e qualidade do serviço prestado.

Quando o paciente recebe o seu tratamento ou colocação do implante dentário, não irá querer ver o processo e irá tentar abstrair-se, pois este causa-lhe medo e ansiedade e como tal, apenas espera pelo resultado final que lhe foi prometido, lembre-se disso! Saiba mais aqui. 


  1. CAMPANHAS NO FACEBOOK E INSTAGRAM ADS QUE RESULTAM

Tal como nas campanhas de Google ADS também as de Facebook e Instagram são necessárias para atingir um maior alcance de seguidores/potenciais clientes.

facebook ads

Muitas pessoas ainda não conhecem as suas páginas e deste modo vão passar a conhecer a sua clínica, bem como a ponderar a mesma num momento de decisão de realizar um tratamento, colocar um implante ou um aparelho dentário etc. pelo que deverá apostar em campanhas nas redes sociais sempre que seja possível. Saiba mais aqui sobre estas campanhas.


  1. UMA CLÍNICA MÉDICA DEVE TER UM BLOG

Se faz parte das pessoas que não tem tempo para alimentar um blog e que não sabe bem que temas desenvolver no mesmo, saiba que existem profissionais produtores de conteúdo, que podem ajudar mensalmente com artigos que lhe irão atrair potenciais clientes organicamente.

Lembra-se que começámos com a dica de criar um site ou atualizar o existente?

Pois bem, de que serve um site online se for estático e não for atualizado com informações relevantes e atuais?

Imagine agora que o seu site é a sua clínica. Chega um potencial cliente, que procura saber mais informações sobre a colocação de um implante dentário e está cheio de dúvidas.

esclarecimento de dúvidas em consulta no dentista

Na sua clínica fisicamente a rececionista iria chamar o médico especialista em implantologia e rapidamente todas as dúvidas seriam esclarecidas, potenciando o agendamento da primeira consulta de diagnóstico. E no seu site? Já entendeu como o blog o pode ajudar?

É nele que vão ser colocados artigos, com variados temas e dúvidas, que os potenciais clientes procuram esclarecer online.

Se o seu site apenas refere as especialidades, mas não esclarece mais aprofundadamente os temas, há muitas dúvidas que querem ser esclarecidas pelos seus pacientes e que os mesmos vão encontrar em blogs da concorrência, que são alimentados frequentemente.

Desta forma o seu potencial cliente irá ter como referência na área o seu concorrente, que lhe esclareceu as dúvidas através de um simples artigo de blog.

Entendeu agora porque um blog é fundamental, na sua estratégia de marketing de conteúdo? Saiba mais aqui sobre a produção de conteúdo para blogs.


Resumindo eram estas as 5 dicas de marketing para dentistas que tinha para lhe apresentar.

Dina Ferreira - Consultora de Marketing para pmes

Se em algum ponto deste artigo surgiu alguma dúvida, que queira ver esclarecida, contacte-me agora pelo seguinte formulário e juntos/as vamos analisar ao pormenor a situação atual do marketing da sua clínica de medicina dentária. Até breve.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s