Hoje este artigo é um desabafo. Muitos de vocês certamente já se sentiram injustiçados no vosso trabalho, quando dão o vosso melhor e vem o cliente achar que entende minimamente do vosso trabalho e vos altera uma parte do que vocês tinham feito.
Como se sentem nessa situação? Desrespeitados? Revoltados? Injustiçados?
São muitos os sentimentos desagradáveis que sentimos nessa situação, mas temos de manter a calma, o profissionalismo e conversar com o cliente, para explicar o nosso ponto de vista.
Infelizmente passei por esta situação há poucos dias e vou-lhes contar tudo.
Um novo cliente chegou até mim com muito interesse em campanhas online e que inclusive já tinha uma online, criada por ele, mas que não estava a ter os resultados que esperava.

A imagem anterior é apenas um exemplo retirado do Google, de campanhas Google Ads, apenas para perceberem de que campanhas falo.
Até aqui é uma situação muito habitual, a maioria dos clientes já conhecem as campanhas online, já tentaram fazer algumas mas sem resultados e nessa altura sentem a necessidade de contratar uma profissional.
Enviei o meu orçamento e o cliente após algumas semanas a analisar, dá-me o feedback de que não queria avançar, não dando muitas justificações, mas pela minha experiência o orçamento era elevado para o valor que ele tinha pensado investir, para aumentar as suas vendas que estavam muito baixas.
Agora estão a pensar que o meu orçamento é caro, mas o caro ou barato depende muito de si. Depende muito do quanto está disponível a investir para ganhar mais, com o aumento das suas vendas, e claramente este cliente não estava ainda preparado para investir, mas não foi por muito tempo.
Após mais algumas semanas, o cliente volta a contactar-me já preparado para reunir e para criarmos então uma nova campanha, para aumentar as vendas.
Achei ótimo ele ter reconhecido em tão pouco tempo, a importância que de facto as campanhas online têm e o potencial que este investimento lhe ia dar.
Contudo a história estava apenas a começar.
Na 1ª reunião senti muita insegurança e falta de planeamento por parte do cliente, que estava tão focado no que os concorrentes faziam, que apenas queria “imitar” os concorrentes, com campanhas muito parecidas.
Ora após deixar o cliente expor todas as suas dúvidas e preocupações, pude explicar que não copio campanhas de clientes. As minhas campanhas são criadas do zero, com toda uma exaustiva pesquisa e investigação, para que sejam as melhores e que com pouco investimento consigam fazer frente aí sim, aos concorrentes.
Senti logo o cliente um pouco relutante, pois não era aquilo que ele queria ouvir, mas sim: “claro que sim, vamos já copiar os seus concorrentes”.
Contudo eu não funciono assim, porque aliás ter uma campanha que é cópia dos concorrentes já ele tinha feito, com os poucos conhecimentos que tinha, mas que achava que eram muitos (já vão entender porque digo isto mais à frente). No fundo ele tinha uma campanha completamente automatizada, que apenas lhe gastava o orçamento diário em poucos cliques e lhe trazia pouquíssimo retorno.
Após algum tempo de reunião, acordámos então avançar com uma nova campanha, criada com base nos meus processos que não foram inventados por mim, mas sim que resultam das certificações que realizo todos os anos pelo Google, para atualização de conhecimentos:

Criei a campanha começaram os primeiros resultados e com eles as primeiras dúvidas legitimas do cliente, tudo esclarecido com base na minha experiência e da melhor forma que sei, o cliente aparentemente satisfeito e feliz com as explicações, mas o meu instinto sentia ali algo estranho, que me fazia estar um pouco em alerta, para com este cliente.
E com toda a razão!
Lembram-se lá atrás, que disse que o cliente achava que tinha muitos conhecimentos das campanhas online?
Pois bem, não basta clicar em criar nova campanha ir preenchendo os espaços e clicar em concluir a campanha e era isso que o cliente sabia fazer.
Criar uma campanha tem de ter planeamento, objetivos, investigação, originalidade, conhecimentos estratégicos e acima de tudo experiência e conhecimento do mercado para o qual estávamos a criar a campanha.
Pois bem o cliente tinha apenas conhecimento do mercado, devido aos clientes atuais que tinha e sabia clicar em avançar no Google ads. De resto, não sabia nem tinha experiência em mais nada, mas achava que tinha e ninguém o fazia entender o contrário.
Desta forma, a sua exigência para comigo era muito superior à de um cliente habitual e a sua confiança em mim era muito inferior à de um cliente habitual.
O cliente em vez de me ver como uma colaboradora/parceira/prestadora de serviços, que estava a fazer a sua empresa crescer em termos de notoriedade e vendas, estava não sei porquê (psicologia pura, não consigo analisar) a ver-me como uma competidora para com ele, porque ele também sabia criar campanhas e achava que conseguia melhores resultados do que eu. Mas então porque me contratou?
A verdade é que não conseguia, porque no final de 30 dias enviei-lhe o relatório, com a análise à campanha e às vendas conseguidas no site, e claramente as vendas aumentaram consideravelmente, para apenas o 1º mês de campanha.

Exemplo de métricas analisadas no relatório.
Contudo, esta situação deixa-me bastante triste, porque não sinto confiança do cliente, para comigo e as comunicações que tenho com ele são sempre um teste e uma espécie de “ataque” aos resultados que lhe apresento. É muito desgastante trabalhar assim, sempre a termos de justificar e provar ao cliente, que naquele assunto nós é que somos os especialistas e estamos a fazer o melhor pela sua empresa.
A história parece acabar aqui, mas não acaba!
Para piorar a situação o cliente decide fazer alterações na campanha, sem me informar, alterações essas que eu já havia explicado que não são corretas e podem levar à reprovação de anúncios.
Conversei com o cliente sobre essas alterações, que ele achava que eu não ia descobrir, ao qual me pediu desculpa (faço ideia o quanto lhe custou esse pedido), contudo se eu não as tivesse encontrado, os resultados iriam começar a ser diferentes e eu sem entender o porquê. No final eu seria responsabilizada pelos resultados, sem ser de facto a responsável, pois foram consequência das alterações realizadas indevidamente pelo cliente.
Resumindo, se sabe que precisa de ajuda para as suas campanhas no Google ads deve contactar uma profissional que o/a ajude, mas acima de tudo temos de saber ser ajudados.
Saber confiar na experiência da profissional, saber respeitar o trabalho dos outros é fundamental, para que tudo corra bem e os resultados comecem a aparecer.

Alguns dos que vão ler este artigo vão se identificar com este cliente e para vocês sou sincera, não quero trabalhar convosco.
Para todos os que gostam de ser respeitados e respeitam o meu trabalho, terei todo o orgulho em ajudar a fazer crescer as vossas empresas e devem contactar-me agora, para agendarmos a 1ª reunião de análise à vossa empresa, através do seguinte formulário:

Siga-nos nas redes sociais no Facebook e no Instagram para mais novidades ou inscreva-se na nossa newsletter, para receber estes artigos no momento em que são lançados.