últimas noticias as redes sociais estão a morrer

As redes sociais estão a morrer, veja estas notícias

Há (ainda) mais portugueses a desistir das redes sociais. Facebook é a que mais perde. Entre 2021 e 2022, um quinto dos utilizadores de redes sociais abandonou uma delas. Entre 2022 e 2023, esse número continuou a subir, atingindo atualmente os 23,5%.” Notícia em https://www.meiosepublicidade.pt/2023/09/ha-ainda-mais-portugueses-a-desistir-das-redes-sociais-facebook-e-a-que-mais-perde/

Portugueses cansados das redes sociais? Um em cada quatro já abandonou uma plataforma” Notícia em https://www.imagensdemarca.pt/artigo/portugueses-cansados-das-redes-sociais-um-em-cada-quatro-ja-abandonou-uma-plataforma/

Facebook é a app que os portugueses com redes sociais mais abandonaram no último ano” Notícia em https://marketeer.sapo.pt/facebook-e-a-app-que-os-portugueses-com-redes-sociais-mais-abandonaram-no-ultimo-ano/

Abandono de redes sociais aumenta em Portugal. Falta de interesse é o principal motivo invocado pelos portugueses para deixarem de utilizar uma rede. Facebook lidera abandonos.” Notícia em https://www.dinheirovivo.pt/empresas/abandono-de-redes-sociais-aumenta-em-portugal-17055723.html

Estas 4 notícias mostram claramente que as redes sociais estão a perder imensos utilizadores, todos os dias.

data driven marketing

O que fazer perante este facto?

As redes sociais não são nossas, pelo que as páginas que temos nas mesmas podem desaparecer em segundos.

Já referi este perigo noutros artigos aqui no blog e volto a sublinhar. As redes sociais são uma loja alugada, que a qualquer momento a renda pode encarecer de forma insuportável e sermos despejados sem aviso prévio.

Então o que sugiro sempre é que tenha a sua loja própria, o seu site e que não dependa de terceiros para que o seu negócio exista.


Vende muito bem nas redes sociais e quer continuar nas mesmas?!

Ótimo aproveite enquanto elas lhe dão esse retorno, contudo lembre-se que tem de existir uma alternativa às redes sociais e essa já deve estar implementada.

Tem de existir um site/loja online que todos os dias receba mais visitantes e cresça em termos orgânicos, para que quando o despejo chegar nas redes sociais (normalmente chega sem aviso) o seu site esteja a vender tanto ou mais que as redes sociais e o impacto, desse despejo seja menor.

Não coloque em causa a sua vida, o seu equilíbrio financeiro e familiar, tendo apenas páginas nas redes sociais e dependendo apenas delas.

Sabe quantos influencers veem as suas carreiras arruinadas todos os dias? Às dezenas só em Portugal, porque ganhavam milhares de euros, com as suas páginas e de repente as mesmas foram banidas das redes sociais e não conseguem faturar 1€ que seja!

Acredite que são muitos e acontece a todas as horas. São muitos que me pedem ajuda para desbloquear as suas páginas, mas geralmente não há nada a fazer, a decisão de bani-los é definitiva e perdem todos os seus seguidores e o seu sustento.

As redes sociais estão a morrer aos poucos e temos de ter alternativas mais seguras, que nos permitam continuar, quando elas desaparecerem da forma que as conhecemos – gratuitas.

Muito em breve terá de pagar para estar presente nas mesmas e nessa altura quem não quiser pagar irá ficar sem as suas páginas de anos de investimento nelas, irá perder as suas base de dados, com os seus seguidores, que tanto lhe custaram a conquistar e não vai querer que isso aconteça, pois não?


Comece agora à procura da melhor solução para a sua empresa, da melhor loja online, comece agora a investir na sua loja, que só poderá ser fechada, com o seu consentimento.

vendas na loja online

Na sua loja online aposte num blog.

  • É muito importante pois é nele que vai poder falar diretamente para os seus clientes e seguidores, tal como eu estou agora a fazer consigo;
  • É nele que vai poder explicar os seus serviços e produtos, esclarecer dúvidas;
  • É nele que vai poder desenvolver assuntos, que nas redes sociais, colocava apenas os pontos mais importantes.

Como vê no site/loja online também pode partilhar como faz nas redes sociais e se o seu artigo for de qualidade, baseado em boas práticas de seo, consegue neste momento alcançar bem mais pessoas que nas redes sociais.

Se tiver reparado ultimamente o alcance orgânico (não pago) nas redes sociais é irrisório. Tantas horas a criar conteúdos de qualidade e depois as redes sociais fazem chegar esse conteúdo, a uma percentagem minúscula de pessoas.

Aposte no seu blog e verá artigos com vários anos, a trazerem-lhe visitantes ao site, coisa que nunca verá nas redes sociais, ao fim de 3 dias aquela última partilha que fez já não tem novas impressões, nem alcance, simplesmente já morreu.

Aposte também numa homepage com qualidade e que é atualizada regularmente.

Isto é, não lhe estou a sugerir que deve estar sempre a mudar totalmente a homepage, não é isso. É sim que mantenha a sua imagem, mas que vá atualizando, com novos produtos ou serviços, caso haja essa dinâmica na sua empresa.

Caso seja uma empresa de serviços e não esteja frequentemente a ter novos serviços, deverá apostar em ter uma área que ligue diretamente ao blog, com os 3 artigos mais recentes por exemplo, pois mostrará pelo menos todos os meses 1 artigo novo. E dará essa novidade que os visitantes necessitam de ver, no seu site/loja online, para mostrar que ele está atual, que não é estático.

artigos atuais

Quando se trata de uma loja online de produtos fica mais facil, colocar as novidades na homepage, algumas promoções e dará um “refresh” importante aos seus visitantes, mostrando-lhes que é importante visitar a sua loja frequentemente, pois estão sempre a chegar novidades.

Outro ponto importante é ter no site/loja online um local de recolha de emails, para os visitantes receberem a newsletter.

recolha de emails

Esta newsletter é super importante e ainda muito utilizada. Acredite que ainda existe muita gente a inscrever-se na mesma e a gostar de receber a mesma.

Contudo lembre-se a newsletter deve ser mensal ou quanto muito quinzenal. Não abuse dela, enviando-a com mais frequência.

As pessoas gostam de receber novidades, mas não diariamente é demasiado cansativo apagar dezenas de emails todos os dias, sempre com o mesmo tema: novidades, última hora, aproveite já. Não é isso que deve fazer.

Até porque esse tipo de emails são emails marketing, muito mais comerciais e a newsletter tem como objetivo informar o cliente, de coisas da empresa, conquistas, noticiais do setor, curiosidades, factos etc. e depois sim colocarmos algumas novidades, mas apelando pouco ao lado da compra.

A pessoa deve ler a newsletter como uma página, uma capa de revista, com variadas informações e não como um panfleto de compras.

Verá que tem muito mais sucesso se optar por contar pequenas histórias e misturar alguns produtos, do que se disser compre agora este e aquele produto. Aposte no storytelling e verá como a sua newsletter não perde subscritores, muito pelo contrário e ainda ganha a médio e longo prazo vendas, que ocorrem naturalmente, pela relação que está a criar com o leitor.

Distinga-se da concorrência que nos massa diariamente com emails que têm sempre mais do mesmo. Menos é mais, lembre-se sempre disso.

Basta pensar como se sente diariamente, quando de manhã abre o email e começa a apagar todos aqueles que só pelo titulo, lhe mostram mais do mesmo e que nada lhe acrescentam.


Vamos criar a sua loja online, em 4 semanas tem a loja online pronta e nessa altura começamos com as campanhas online, para que os primeiros visitantes comecem a chegar à “inauguração da sua loja online”.

Ao fim de 8 semanas começa a ter garantidamente as primeiras vendas, isto se não acontecerem antes, pois existe toda a notoriedade de marca, que já conquistou nas redes sociais e que vão ajudar a ter esses seguidores na sua loja online, basta que faça várias partilhas a informar que podem visitar a loja online e ganhar portes grátis na primeira encomenda por exemplo.

Nesse caso as vendas surgem bem mais cedo. Contudo quando falo nas 8 semanas, refiro-me a vendas de clientes, que não sabiam que a sua empresa sequer existia. Clientes que estão a contactar com a sua loja online pela primeira vez e que necessitam, desse tempo para explorar a mesma e ganhar confiança para realizar a primeira compra na mesma.

Agende agora o dia e hora para conversar comigo, sem qualquer compromisso dou-lhe os valores para a criação da loja online e das campanhas, para que saiba qual o investimento que necessita para esta primeira fase.

Depois de começar, não há volta atrás!

As vendas começam a chegar e tem de se organizar o mais rápido possível, pois haverá encomendas para dar seguimento e clientes ansiosos por receber os seus produtos.

A aventura online estará só a começar… Vamos começar esta aventura juntos/as?

Dina Ferreira Marketing para pmes

← Back

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

Siga-nos nas redes sociais no Facebook e no Instagram para mais novidades ou inscreva-se na nossa newsletter, para receber estes artigos no momento em que são lançados.