No preço temos a experiência do prestador de serviço, a qualidade de execução do serviço, os resultados, o acompanhamento, as justificações para as suas dúvidas baseadas no conhecimento, formação e experiência.
Uma breve história sobre o preço de um serviço
Há uns meses fui contactada por um potencial cliente, que desejava muito alguém, para gerir as suas campanhas online. Conversámos e enviei-lhe o meu orçamento. Passado algum tempo, percebi que como não havia mais contacto por parte do cliente, este cliente tinha escolhido outro profissional e está tudo bem. Uns dias ganhamos outros perdemos e o nosso valor vai ser reconhecido, mais cedo ou mais tarde.
Pois bem, na última semana este potencial cliente voltou a contactar-me. Disse-me que tinha escolhido 2 profissionais que apresentavam valores mais baixos, que também como eu tinham muita experiência em campanhas online, só que a experiência correu mal com os dois casos.
1º caso em que preço de um serviço era mais baixo

No primeiro caso, o cliente queixou-se de falta de comunicação, falta de entrega, falta de demonstração e de prova daquilo que apresentava no seu orçamento, como sendo experiência de vários anos.
O cliente tinha imensas dúvidas e não conseguia que as mesmas fossem esclarecidas, o que o foi deixando cada vez mais frustrado. Sentia que o seu dinheiro estava a ser investido de forma descontrolada, sem saber os motivos de se optar por um caminho em detrimento de outro.
Quando queria falar com a equipa de profissionais, eles nunca tinha disponibilidade, não atendiam as chamadas e respondiam aos emails ou sms sempre no dia seguinte, algo insuportável quando queremos rápidas respostas para as nossas dúvidas, que nos deixam ansiosos.
Decidiu terminar esta “relação à distância”, pois a falta de comunicação era insustentável e um entrave em qualquer tipo de relação.
2º caso em que preço de um serviço era mais baixo

Passou então para o 2º profissional que ele achava, que também poupava algum dinheiro em relação ao meu orçamento, mas o processo anterior voltou-se a repetir.
Contava-me ele todo desanimado, que o profissional tinha sido bastante rápido a criar as campanhas, mas que não estava a ter resultados e que ele não conseguia explicar os motivos ou sugerir melhorias a serem implementadas.
Mais uma vez sentiu que estava a perder dinheiro, sem qualquer retorno e em pouco tempo abandonou também esta breve relação, com este profissional.
Decidiu ir então ver os orçamentos que lhe restavam e começou a olhar para o meu com outros olhos, pois agora já não lhe parecia um valor superior aos outros, pois já tinha perdido muito mais do que o valor que eu lhe apresentava inicialmente, ao ter iniciado as campanhas com 2 profissionais diferentes.
3 conclusões que retirou destas 2 experiências

- Percebeu que o mais barato não é de todo uma boa aposta, porque significa um serviço fraco, com falta de comunicação, falta de experiência e poucos ou nenhuns resultados para o cliente;
- Percebeu que a experiência na prática é muito importante e quando me abordou colocou as questões certas, para me “testar” e ver até onde eu conseguia explicar as situações que ele me colocava, demonstrando logo um pouco dos meus conhecimentos e experiência;
- Saber criar uma campanha em termos técnicos é relativamente fácil, se seguirmos alguns passos dos milhões de vídeos, que existem no youtube. Contudo, saber criar uma campanha que venda, que traga leads, que traga notoriedade de marca, com a comunicação da mensagem correta, com a segmentação e público-alvo correto, para o seu negócio, isso já é outra coisa.
O valor da experiência acumulada, que se traduz no preço de um serviço

Apenas com a experiência acumulada ao longo dos anos, se consegue ter a sensibilidade para se olhar para o seu negócio e em poucos minutos, lhe dizer que o seu público-alvo são estas pessoas, que deve estar presente nestas localizações, que o seu orçamento diário a investir deverá ser x€/dia, fazer a investigação e seleção das melhores palavras-chave para o seu negócio etc. etc.
- A experiência não pode ser comprada num curso/formação de 40 horas, nem no consumo de 100 horas de vídeos do youtube, a experiência leva anos a ser adquirida, tem muitas tentativas, erros e sucessos pelo meio, bem como muitas aprendizagens.
- A experiência permite responder-lhe em poucos minutos às suas dúvidas, já a inexperiência dir-lhe-á que tem de ir analisar e procurar as respostas para as suas dúvidas.
- A experiência é um requisito obrigatório, no momento da escolha de um profissional em detrimento de outro e é nela que a maioria dos clientes se deverá focar, quando quer escolher um bom profissional, que ajude a crescer a sua empresa ao longo do tempo.
- Apenas olhar para o valor monetário do orçamento e escolher pelo valor mais baixo, não lhe irá de todo garantir os melhores resultados, nem o melhor profissional, o mais qualificado. Está mesmo provado que é uma perda de tempo.
Claro que há clientes que não podem pagar mais, por vários motivos, porque estão a iniciar a sua atividade e o orçamento é limitado, porque tiveram uma quebra enorme nas vendas e não têm mais orçamento etc. e têm de selecionar profissionais menos experientes e menos qualificados, que apresentam um menor valor no mercado e que também precisam destes clientes em início de atividade ou crise, para ganhar experiência e testar as suas aprendizagens.
Contudo, se tiver um pouco mais de orçamento fuja de valores muito baixos, claramente fora da média de mercado, pois estes profissionais saíram há pouco tempo da universidade, de um curso de 40h, de 100 horas de vídeos no youtube e não lhe trarão os resultados que você quer alcançar e necessita.
Eu e todos os profissionais tivemos de passar por essa fase, de início de carreira e falo pro mim estou muito grata a todas as empresas, que me ajudaram e que eu ajudei.
Contudo, nesta fase da minha carreira, a experiência tem de ser valorizada e todo o meu investimento continuo tem de ter um retorno, que me permita continuar a investir em mim e claro dar o melhor que posso às empresas que me procuram e isso reflete-se num valor um pouco mais elevado, que me ajuda a diferenciar da restante concorrência, com diferentes bagagens.

Por detrás do meu orçamento estão mais de 10 anos de experiência com empresas de variados sectores, desde ourivesarias, lojas de vestuário, lojas de eletrónica e informática, imobiliárias entre muitos outros setores.
Tenho licenciatura e mestrado em Marketing feitos em 5 anos, que não se pode comparar em nada, com cursos técnicos de marketing de 40 horas ou com profissionais que aprenderam a fazer as campanhas nos vídeos do youtube e que acham que estão preparados para lhe apresentar resultados.
O que se vem a revelar depois de trabalhar com esses profissionais, menos experientes é na sua generalidade a perda de dinheiro, que poderia ter evitado, escolhendo logo a profissional certa, com mais experiência, mais formação e que o valor não é assim tão mais elevado.
Toda esta minha bagagem de conhecimento e aprendizagem, se traduz no retorno que você vai ter com os meus serviços e claramente é um ponto de diferenciação que lhe apresento. Caso contrário, não me procurariam depois de experimentarem vários profissionais e não ficariam longos anos a trabalhar comigo.
Experimente 1 mês sem qualquer compromisso, no final os resultados serão discutidos e a decisão é sua se deseja ou não continuar.

- Não há burocracias;
- Não há obrigações;
- Há sim resultados e decisões a tomar.
Your message has been sent
Siga-nos nas redes sociais no Facebook e no Instagram para mais novidades ou inscreva-se na nossa newsletter, para receber estes artigos no momento em que são lançados.

