Quanto cobra um Consultor de Marketing Digital?

12718260_1552604185051472_7640647707155162985_n

Ao contrário do que a maioria dos empreendedores pensa, um serviço de consultoria é viável financeiramente para as pequenas empresas.

O consultor precisa de uma reunião preliminar para entender melhor a procura e o cenário do cliente, para então traçar uma estimativa de atuação.

Dificilmente um consultor cobrará por hora, visto que existem problemas que são muito complexos, mas a partir da decisão tomada, são rápidos de resolver. Outros, muito mais simples, porém necessitam de muito mais tempo para uma resolução. Pode ser injusto cobrar pelos serviços dessa forma. Mas, cada caso é um caso! Justamente por isso, o consultor também adequa os seus honorários à realidade da empresa.

Fica difícil saber quanto cobrar sem entender a procura, mas é um fato de que um consultor pode passar um orçamento de um projeto para uma empresa pequena, tendo em conta a realidade financeira da mesma. Como a consultoria é um processo totalmente personalizado, essa adequação já é pré-requisito de trabalho!

A dica é transparência! Se isso o preocupa como gestor, deixe esse ponto claro para o consultor. Essa confiança mútua será necessária em todas as etapas do trabalho.

Nota: Este Post foi adaptado do blog de Camila Renaux – Consultoria em Marketing Digital.Quanto cobra um Consultor de Marketing Digital?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s