
Ao contrário do que a maioria dos empreendedores pensa, um serviço de consultoria é viável financeiramente para as pequenas empresas.
O consultor precisa de uma reunião preliminar para entender melhor a procura e o cenário do cliente, para então traçar uma estimativa de atuação.
Dificilmente um consultor cobrará por hora, visto que existem problemas que são muito complexos, mas a partir da decisão tomada, são rápidos de resolver. Outros, muito mais simples, porém necessitam de muito mais tempo para uma resolução. Pode ser injusto cobrar pelos serviços dessa forma. Mas, cada caso é um caso! Justamente por isso, o consultor também adequa os seus honorários à realidade da empresa.
Fica difícil saber quanto cobrar sem entender a procura, mas é um fato de que um consultor pode passar um orçamento de um projeto para uma empresa pequena, tendo em conta a realidade financeira da mesma.
Como a consultoria é um processo totalmente personalizado, essa adequação já é pré-requisito de trabalho!
A dica é transparência! Se isso o preocupa como gestor, deixe esse ponto claro para o consultor. Essa confiança mútua será necessária em todas as etapas do trabalho.
Nota: Este Post foi adaptado do blog de Camila Renaux – Consultoria em Marketing Digital. “Quanto cobra um Consultor de Marketing Digital?”