Dicas gratuitas - Como estar nas redes sociais, com o meu restaurante/bar? – Parte 2

Dicas gratuitas – Como estar nas redes sociais, com o meu restaurante/bar? – Parte 2

  1. Defina várias localizações no Facebook

Se possuir vários restaurantes/bares, pertencentes ao mesmo grupo, o Facebook permite a introdução de todos os endereços. É um pouco complicado de configurar as várias localizações, mas a vantagem é que os locais mais próximos aparecerão para os clientes, que se encontrarem nos arredores do mesmo. E além disso é também possível criar anúncios, com base na localização presente no Facebook.

Veja o exemplo da página do Revelator Coffee Company:

Cada localização pode ter sua própria subpágina ligada à página principal como este exemplo de localização em Birmingham. Cada localização pode ainda gerir as suas próprias publicações, mas essa decisão passará pela estratégia de marketing, que escolherá para as suas redes sociais.

Cada localização pode ter sua própria subpágina ligada à página principal

Algumas vantagens:

  • Através da página principal pode realizar publicações, nas suas páginas de localizações diferentes. Desta forma, estará a poupar tempo e recursos com os conteúdos que deseja comunicar, transmitindo uma mensagem com coerência em todas as localizações.
  • No caso do seu grupo de restaurantes/bares apresentar algumas especialidades distintas em cada localização, torna-se muito mais fácil promover essas mesmas especialidades, através da página local de cada restaurante/bar.
  • O mesmo se passa com as críticas, que são possíveis de fazer em cada página. Imagine que num dia de muito movimento o seu restaurante/bar mais central da cidade, teve um serviço um pouco mais demorado, e recebeu uma crítica relativamente a essa situação. Ao ter várias páginas, com várias localizações distintas é lhe muito mais fácil detetar esse mesmo problema e responder ao cliente, explicando o motivo do sucedido, tentando esclarecer a situação perante os restantes clientes, que avaliaram positivamente o seu espaço.

 

Algumas desvantagens:

  •  É necessário criar uma estratégia de marketing coerente, para a gestão de todas as páginas pertencentes ao grupo, para que a mensagem seja bem transmitida.
  • Evite ter vários gestores por cada página. Deverá escolher apenas um gestor de conteúdos, para todas as páginas, bem como um sistema que permita replicar as publicações, nas páginas.


  1. Crie publicações relevantes

Publicações envolventes versus promocionais

Não crie publicações promocionais de marketing direto, sem complementar com conteúdo relevante: fotografias e vídeos atraentes, com uma história envolvente. A grande maioria das publicações promocionais referem-se a descontos e produtos, e atingem uma grande variedade de públicos, que poderão ainda não estar preparados para comprar, afastando-os dessa mesma decisão, porque ainda não descobriram essa necessidade.

Em vez de ser tão direto(a) a mostrar a sua oferta, experimente contar uma história acerca do seu produto, as suas mais-valias e deixe o apelo à compra para mais tarde, quando o cliente já tiver mais informação acerca do mesmo. Ao escolher as melhores fotos ou vídeos do seu produto, poderão fazer com que os seus clientes se imaginem a utilizá-los/consumi-los.

Imagine que as redes sociais são uma sala, onde está a haver uma festa. Como é que irá começar uma interação, com estas pessoas que lhe são estranhas?

Deixo-lhe algumas dicas de como poderá começar uma conversa, com o seu potencial cliente:

  1. Faça perguntas aos seus potenciais clientes.
  2. Peça-lhes a opinião sobre os seus novos produtos/serviços (obterá um feedback importantíssimo que o/a orientará nos próximos passos).
  3. Utilize conteúdos criados pelos seus seguidores/clientes na sua estratégia. Ex: uma fotografia/vídeo realizada por um visitante no seu espaço, partilhe-a e comente, agradeça pela recomendação.

 

Espero que este artigo o(a) tenha ajudado, quanto à importância de estar presente nas redes sociais, mais concretamente no Facebook. Sugiro-lhe que me passe a seguir no Facebook para estar a par de todas as dicas que tenho para si e partilhe nas redes sociais este artigo, se achou interessante.

Obrigada.

Dina Ferreira Consultora de Marketing

Dina Ferreira – Consultora de Marketing para Pequenas e Médias Empresas

Próximo artigo sai dia 22/11 às 14h: Dicas gratuitas – Como estar nas redes sociais, com o meu restaurante/bar? – Parte Final

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s