Este é um exemplo simples da adaptação ao mundo digital. Ser uma empresa nos dias atuais, não basta apenas ter qualidade na prestação dos serviços e produtos. É necessária uma constante adaptação aos cenários digitais.
Se vemos floristas a fechar as portas e a apontar como principais motivos, a perda do interesse dos clientes por estes produtos, vemos noutras perspetivas floristas a crescer e a aumentar a sua quota de mercado, pois decidiram adaptar-se às exigências do cliente atual (cliente mais digital, online). Como? Através da criação de sites de ecommerce, com a oferta da entrega no local que o cliente desejar (casa, trabalho, café, biblioteca, rua etc.).
Para crescermos no mercado atual temos de estar atentos às tendências do mesmo e evoluirmos a um ritmo acelerado. Independentemente da empresa que tenhamos é importante estar um passo mais à frente da sua concorrência e entender como ela se está a adaptar aos novos cenários. Todos os dias há novos desafios a enfrentar.

Se antes uma florista bastava ter jeito e gosto pela arte floral, atualmente essas qualidades já não são suficientes.
- É necessário ter uma pessoa responsável por fazer chegar a sua empresa aos novos perfis de clientes (online).
- Não devemos descurar o nicho de mercado de clientes atuais, com uma faixa etária mais elevada e que gosta de ver e escolher o produto na sua loja.
- Mas temos de nos adaptar ao cliente digital, que pretende poupar tempo na deslocação até à florista, tempo na escolha das flores sem saber bem qual será o resultado final do ramo/arranjo, tempo de espera pela preparação do arranjo e de seguida ir entregar ao destinatário.
Se verificarmos o que se está a passar no mercado, podemos observar que existem floristas completamente online voltadas para o digital. Floristas que mostram as suas opções de produtos e o cliente só tem de escolher o ramo, a mensagem a enviar, a morada e nome do destinatário e a entrega é realizada dentro do horário escolhido pelo cliente gratuitamente.
Serviços como este são uma mais-valia para os novos perfis de clientes, que procuram poupar tempo e dinheiro com a deslocação, a espera pela preparação do ramo e ir de seguida realizar a entrega.

Este simples serviço online é facilmente observável se começar a olhar um pouco à sua volta, deixando de estar tão focado no motivo “incógnito”, das suas vendas estarem a diminuir. Por vezes as respostas estão mesmo à frente dos nossos olhos, apenas temos de parar, observar e tomar uma atitude de mudança.
- Peça ajuda a quem o pode ajudar!
- Crie o seu portfólio online com as fotografias dos produtos que pode criar, não tenha medo de colocar os seus preços, mesmo que superiores que a concorrência é a sua estratégia e posicionamento que importam.
- Sublinhe que tem serviço de entrega gratuitamente, na sua localização num raio de x km.
- Mostre ao novo cliente online, como pode fazer uma surpresa a quem mais ama, sem sair de onde está.
Tal como encomenda uma pizza, o cliente pode estar em casa a preparar essa surpresa e em pouco tempo terá o “ramo” a tocar à campainha, proporcionando uma surpresa incrível a quem mais ama.
As reações são fantásticas! Evolua e faça o seu negócio voltar a crescer.