halloween

Halloween vai aumentar as suas vendas ou é apenas uma tradição estrangeira sem nenhum impacto?

Sabemos o quanto é importante focarmo-nos nas diferentes fases do ano, para promover os nossos produtos e serviços, com base em temas específicos. Desta forma, queremos saber se está a preparar a sua loja para o Halloween?

  • Como sabemos o Halloween não é uma tradição portuguesa, mas sim “importada” dos EUA.
  • Em Portugal valorizamos o dia seguinte, o dia de todos os santos, em que vamos aos cemitérios relembrar os nossos familiares e amigos que já partiram.
  • O Halloween não é festejado em termos religiosos mas sim em termos comerciais, pois se nos focarmos no apelo comercial que o Halloween acarreta para as empresas, passamos a considerar o Halloween uma data especial, com um aumento de vendas considerável.

Antes de continuarmos, faz todo o sentido sabermos um pouco mais sobre o Halloween, para que possamos depois pensar em estratégias comerciais, para aumentar as vendas nas empresas.


1. Conhece a origem do Halloween?

O Halloween traduzido para miúdos é o dia das bruxas, mas o termo Halloween tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 1 de novembro.

Desde o século XVIII que há registos de historiadores fazerem referência ao Halloween como um antigo festival pagão, um festival celta de Samhain, termo que significa “fim do verão”. Este festival Samhain durava 3 dias, começava no 31 de outubro e servia para homenagear o “Rei dos Mortos”. Desta forma, acredita-se que a maioria das tradições de Halloween tenham origem neste festival.

Sabe-se ainda que os celtas acreditavam que no início do inverno, os mortos regressavam para visitar as suas casas e que as assombrações surgiam para amaldiçoar os seus animais e as suas colheitas. Desta forma, todos os símbolos que são característicos do Halloween são formas de afastar esses maus espíritos, das suas casas.

A celebração do Halloween é muito forte nos países de língua anglo-saxónica, sobretudo nos Estados Unidos. Tradição essa, que atualmente tem vindo a ganhar popularidade um pouco por todo o mundo.

Curiosidade!

Sabia que a tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses para os Estados Unidos, onde a data é considerada feriado?

É verdade se todos achamos que a origem do Halloween foi nos EUA, estamos enganados, foram os irlandeses que levaram esta tradição além-fronteiras.


2. Como é comemorado o Halloween?

A comemoração mais habitual realizada nos EUA consiste num grupo de crianças, que se mascaram com fatos muito assustadores e vão de porta em porta a pedir doçuras ou travessuras às pessoas.

em Portugal o dia/noite de Halloween é festejado como uma cópia dos EUA, mascarando-se as crianças e assustando as pessoas, pedindo doçuras ou travessuras.

A celebração do Halloween em Portugal é ainda recente e em muitas zonas do país, o dia mais importante é o dia seguinte, no feriado católico, as famílias preparam bolos e doces e celebra-se o Pão por Deus.

No dia 1 de Novembro, dia de todos os santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o Pão por Deus (ou o bolinho) de porta em porta.


3. Quais os principais símbolos do Halloween?

Existem vários símbolos que associamos de imediato ao Halloween são eles as abóboras com caras assustadoras e as cores laranja e preto. Estes mais tradicionais vêm da origem do Halloween, enquanto os restantes foram surgindo com o apelo comercial que se foi juntando a esta celebração.

  1. As cores laranja e preto: o Halloween é caracterizado com as cores laranja e preto porque o festival do Samhaim era comemorado no início do outono, quando as folhas se tornam laranjas e os dias são mais escuros;
  2. Lanterna de abóbora: a lanterna de abóbora (do inglês Jack o’lantern) tem origem num conto celta sobre um rapaz que foi proibido de entrar no céu e no inferno e vaguei eternamente com sua lanterna à busca de descanso. Esta tradição teve início nos Estados Unidos, mas antes, os países de origem celta esculpiam nabos e inseriam velas no interior com o objetivo de afastar espíritos. Contudo ao chegar aos EUA esta tradição foi adaptada às abóboras, por serem mais fáceis de trabalhar e pela sua dimensão mais fáceis de colocar as velas no seu interior;
  3. Máscaras e fantasias: os celtas acreditavam que no dia do Samhaim, as máscaras e disfarces ajudavam a enganar os espíritos, que não reconheciam os humanos e continuavam a vaguear pelo mundo sem incomodar;
  4. Esqueletos e fantasmas: para os celtas, os mortos assumiam, entre outras formas, a de esqueletos e fantasmas;
  5. Morcegos: os festivais de Samhaim tinham sempre fogueiras acesas, que acabavam por atrair morcegos, daí a origem dos morcegos no Halloween;
  6. Doçuras ou travessuras: do inglês trick or treat, teve origem na Grã-Bretanha mas foi popularizado nos Estados Unidos nos anos 50. As crianças mascaradas batem de porta em porta e dizem aos donos da casa: “doçura ou travessura?”. Caso os donos não deem nenhum doce ou dinheiro, as crianças fazem travessuras na porta da casa.

Agora que já conhecemos um pouco melhor a origem, as tradições e a simbologia que o Halloween tem no mundo e em Portugal, sabemos melhor como adaptar a nossa loja/negócio ao Halloween.

1. Vamos começar pela montra e decoração da loja

Como viu as cores do Halloween são o laranja e preto, logo nos próximos dias deverá adaptar as suas montras e loja, com estas cores, para que mostre aos seus potenciais clientes que valoriza esta tradição e que tem produtos especiais, para assinalar esta data.

2. Os elementos decorativos da sua loja

Agora que já sabe a origem das abóboras, das máscaras, esqueletos, morcegos já pode colocar estes elementos na sua loja, sem que haja mal entendidos por parte dos clientes e pode mesmo apostar em promover alguns deles para vender.

Por exemplo: se a sua loja é uma mercearia/supermercado deverá apostar em colocar até ao dia 31 de Outubro, as abóboras logo na entrada da sua loja em destaque numa ilha, colocando algumas esculpidas e com velas no seu interior, pois existem pessoas que não vão querer ter o trabalho de esculpi-las e querem-nas já prontas. Existiram outras que querem apenas ser inspiradas pelas suas abóboras, mas que vão querer ser elas próprias a criar a sua abóbora. Para ajudar estas últimas, além de colocar as abóboras, coloque junto delas algumas ferramentas, que irão ajudar a esculpir a mesma: facas, cortadores de legumes etc. e as velas para colocar no seu interior.


3. Os produtos que pode promover na sua loja

Se está a pensar que a sua loja é um talho, também existe uma ideia muito original e assustadora que é fazer um esqueleto, com as carcaças dos animais que vende e colocá-lo à porta do seu talho, para chamar a atenção para os clientes. Vai ser no início assustador, mas toda a gente vai comentar e vai ter publicidade gratuita, lembre-se sempre disso.

Além disso os seus clientes vão querer copiar a sua ideia, para as suas casas e vão encomendar-lhe algumas peças para cozinharem e no final aproveitarem os ossos para decorar as suas casas para o Halloween.


Se no seu caso é uma loja de roupa, nesse caso nestes dias deverá além de decorar as suas montras com as cores referidas e alguns elementos assustadores, deverá selecionar todas as peças pretas e laranja que tem nas suas coleções e fazer belos conjuntos com elas.

Como sabe as crianças saem à rua mascaradas, mas existem elementos no vestuário que podem ser peças de roupa normais, desde que em preto ou laranja (calçado, calças, camisola etc.). O mesmo se passa com os adultos. Normalmente as crianças não vão num grupo apenas de crianças é necessário ir alguns adultos a vigiar e desta forma, eles também vão querer estar vestidos com as cores do Halloween.


Se é uma casa de máscaras e fantasias não há muito a dizer, é apostar fortemente na promoção dos seus produtos alusivos ao Halloween através de campanhas online nas redes sociais e Google ads, enviar emails marketing à sua base de dados de clientes, a informar das novidades, das últimas máscaras que chegaram, para aumentar as suas vendas online e na loja física.


Se tem uma loja de decoração as estratégias são semelhantes à loja de roupa. Selecione todas as suas peças de decoração pretas e laranja e promova-as incansavelmente nas redes sociais. Sugira decorações com abóboras de cerâmica, muitas vezes ignoradas e que nestes dias farão todo o sentido de colocar à entrada das casas, para relembrar da chegada do Halloween.


Se tem uma papelaria coloque todo o material necessário para a criação de peças de Halloween à entrada da sua loja, com alguns exemplos já criados (esqueletos, morcego, máscara etc.). E não se esqueça promova também nas redes sociais, ideias de criações originais, por exemplo: como criar um morcego suspenso na entrada de casa (materiais: cartolina, cola, tesoura, marcador branco, fio, etc.), como criar uma abóbora com pasta de papel (materiais: cola, papel, tinta laranja, pinceis etc.) existem muitas ideias que deverá explorar e que irão impulsionar as vendas dos seus produtos.


Existem inúmeras ideias para impulsionar as vendas nesta altura do Halloween, mas se não se consegue lembrar de nenhuma e precisa de ajuda, contacte-me agora, sem nenhum compromisso. Vamos juntos/as ver como podemos ajudar a sua loja, a aproveitar esta oportunidade que o Halloween nos dá, de aumentar as vendas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s