Com o verão a chegar ao fim está na altura de pensar no Natal!

Com o verão a chegar ao fim está na altura de pensar no Natal!

Assim de repente pode achar muito cedo, começar a preparar a sua empresa para o Natal, mas se fizer as contas em 3 meses ele está aí e é preciso colocar a sua empresa na mente dos clientes, para que as vendas ocorram com maior intensidade.

3 Campanhas para lançar já hoje

Se seguir os seguintes passos durante estes 3 meses consecutivos irá ter a sua empresa pronta, para vender bem este natal:

  1. Campanhas com objetivo de notoriedade de marca nas redes sociais e Google ads;

Através destas campanhas aparecerá ao lado dos seus concorrentes, competindo pela atenção do seu potencial cliente. São estas campanhas que na maioria das vezes lhe dão o empurrão para a divulgação de um novo produto ou serviço e que lhe trazem um retorno do investimento mais rápido.

Mas cuidado, não pense que por ter uma campanha ativa no Google Ads já vai obter vendas/marcações no dia a seguir. Lembre-se de quantos clientes entram e saem da sua loja física/consultório sem comprar/agendar nada, apenas porque ainda se encontram na fase de procura de informação e comparação de preços, serviços etc.

Nas campanhas de Google Ads acontece o mesmo!

Se a campanha for bem estruturada e apresentar conteúdo relevante e de qualidade irá atrair a atenção do seu potencial cliente, mas depois existem muitos outros fatores que o irão influenciar no momento da compra do produto ou marcação do serviço.

Se não sabe fazer uma campanha no Google ads, que lhe atinja os seus objetivos, não arrisque sozinho/a!

Já experimentou colocar na pesquisa Google o nome da sua área de negócio: dentista, oficina automóvel, loja de vestuário, restaurante, take away etc. e ver quantos concorrentes têm campanhas ativas?

Vai surpreender-se com o resultado!


  1. Campanhas com objetivo de tráfego para o seu site/loja online no Google ads e redes sociais;

Quando criamos uma campanha devemos ter em atenção a quantidade de grupos de anúncios necessários, as palavras-chaves que mais atraem cliques e quais as suas melhores correspondências: ampla, de expressão, exata, negativa.

  • Devemos ainda focar-nos nos públicos-alvo que pretendemos atingir com a campanha, os dados demográficos, a localização do nosso público (regional, nacional, internacional), as páginas de destino (landing pages) que vamos criar para a campanha e seus grupos de anúncios;
  • É fundamental que o potencial cliente seja reencaminhado para a página correspondente ao anúncio para que haja uma maior probabilidade de ele se converter num lead e posteriormente num cliente;
  • A programação dos anúncios deve ser ajustada após as primeiras semanas da campanha ativa, pois será nessa altura que conseguimos começar a verificar as tendências do nosso público-alvo, isto é, em que horários é que o mesmo está mais ativo e visualiza/clica na nossa campanha.

  1. Campanhas com objetivo de conversão nas redes sociais e Google ads;

Todos os produtos que podem transformar-se em presentes especiais, já se encontram disponíveis para compra a preços muito apelativos? Então está na altura de criar as suas campanhas de conversão, para que esses produtos sejam vendidos o quanto antes.

A maioria das empresas já tem as suas campanhas a funcionar e a aumentar as suas vendas dia após dia, para quando chegar o natal estar a vender milhares de euros diários.


Parecem-lhe muitas campanhas?

É natural, mas se quer explorar todo o funil de vendas e atrair e converter clientes na sua loja online e física tem mesmo de começar já as suas campanhas. Quando chegar a altura do Natal irá notar que todo o seu esforço e investimento valeu a pena e que as vendas estão a um bom ritmo.

Além de que à medida que as campanhas estão ativas e as vendas começam a ocorrer já se está a preparar e a formar a sua equipa para a grande fase do Natal, corrigindo e afinando pequenos pormenores, que são as principais dúvidas dos clientes, tais como:

  • Será que esta empresa existe de verdade? (Esta situação acontece muito quando se trata apenas de loja online, o medo aumenta ainda mais em se concluir a compra)
  • Será que enviam a tempo do natal?
  • Será que os meios de pagamento são seguros?
  • Será que vem bem acondicionada, sem estragos?
  • Será que posso trocar facilmente, sem muitos entraves?

Se o cliente fizer uma encomenda em jeito de teste, de um artigo de pequeno valor, em outubro ou novembro, e tudo correr lindamente irá certamente fazer uma nova encomenda, com um valor superior para a época festiva do natal.

Pelo que é muito importante este contacto antecipado com o cliente, para que a relação de confiança se comece a construir e todos os medos desvaneçam e o cliente possa comprar-lhe com toda a segurança.


Invista agora em campanhas online

campanhas online no google ads

Recupere uma boa parte do investimento em vão que tem feito e aposte no marketing digital na melhor altura do ano e aumente ainda mais as suas vendas.

Está a pensar que a sua empresa é sazonal e mais procurada no verão e como tal o natal não vai ajudar a vender os seus produtos/serviços?

Está redondamente enganado/a. No natal mesmo quem funciona mais na altura da primavera/verão pode vender reservas/vouchers antecipados, com as experiências ou produtos/serviços que oferece.
Sabia que uma grande percentagem das pessoas reserva as próximas férias de verão mal as acaba?

Quem diz férias, diz atividades que não conseguiu fazer, tais como: vela, sup, surf, caça submarina, mergulho, saltar de paraquedas, visita a grutas, visitar um restaurante, cave de vinhos, fazer uma degustação de doces típicos de determinada zona, etc. são imensas as atividades que são desejadas de serem feitas no ano que vem e que são ótimos presentes de natal.


Foque-se nas soluções

Como vê o mais importante é encontrar soluções, para o que achava que eram problemas. As campanhas ajudam e muito a que a sua empresa seja vista, memorizada e que seja uma opção de compra no momento certo.

Outra grande questão: “A minha empresa vende mais na loja física, do que online e então não preciso de campanhas online!”

Errado. É ótimo que a sua empresa venda muito na loja física, mas como é que as pessoas sabem que a sua empresa existe?

É muito importante divulgar a sua empresa, na sua zona de atuação, só assim irá ter a loja cheia nas semanas anteriores ao natal.


Comportamento de compra comércio local

Os clientes que gostam de comprar na sua loja física têm algumas características que deve ter em conta, pois são clientes que na sua maioria adora fazer compras no comércio local, pois valoriza os seguintes aspetos:

  • 84% preferem comprar a alguém que já conhecem (loja vizinha, loja recomendada por familiares e amigos etc. aposta na proximidade em termos de distância e relação funcionário e cliente);
  • 79% refere que tem maior confiança nas recomendações feitas pelos lojistas locais (relação de confiança e proximidade);
  • 65% estão a gastar mais no comércio local para ajudar as comunidades locais a recuperar da crise;
  • 28% referiu que passaram a ter um novo tipo de relação com os lojistas locais e as lojas independentes;
  • 15% refere que o comércio local apresenta melhores preços;
  • 12% refere que as entregas são mais rápidas no comércio local.

Vamos começar agora as suas campanhas, para que ainda haja tempo da sua empresa ter uma boa faturação este natal e entrar em 2023 com o pé direito.


Outros temas que lhe podem interessar:

Para mais novidades siga-nos nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s