A minha loja online não vende

A minha loja online não vende, porquê?

Se criou uma loja online e achava que ia começar a ter vendas do dia pra noite e isso não aconteceu, saiba neste artigo os motivos dessa desilusão.

Criar uma loja online simples e com poucos produtos, hoje em dia, já é relativamente fácil. Fazer com que essa loja online comece a vender é que não é assim tão fácil!

Tem sempre de imaginar que a sua loja online é como uma loja física, sem promovê-la ela simplesmente não existe. Além disso, enquanto numa loja física as pessoas podem passar na rua da sua loja e ir conhecendo a mesma, aleatoriamente, porque até está numa rua movimentada, o mesmo não acontece numa loja online. A internet é muito vasta e as pessoas que passam na sua loja online são poucas ou mesmo nenhumas, e não têm qualquer interesse na mesma, se não for utilizado corretamente o SEO.

Conheça agora os 4 motivos porque a sua loja online ainda não vende!

  1. Tráfego de visitantes inexistente/insuficiente

Sem visitas na loja não há vendas e mesmo que tenha algumas visitas, se a taxa de conversão for muito baixa, precisa de aumentar em muito o nº de visitantes, para que as suas vendas aumentem.

Por exemplo, imaginemos que a taxa de conversão média das lojas online em Portugal é de 0,5%. Neste caso necessita de 200 visitantes únicos, por dia, para que realize 1 única venda, na sua loja online.

200 visitantes x 0,5% taxa de conversão média = 1 venda

Desta forma, não podemos criar objetivos de vendas online diários, sem conhecer os valores necessários para que existam essas mesmas vendas.

  1. Nenhum investimento em Marketing Digital
marketing digital

Sem investir em campanhas online no Facebook Ads e Google Ads, a sua loja online, simplesmente não é conhecida por ninguém.

Tal como com a loja física para o lançamento se contrataria publicidade na rádio local, nos jornais, revistas da área, mupis de rua, entre outros meios. Também a loja online precisa de ser promovida para ser conhecido o seu lançamento.

A principal diferença entre o facebook ads e o google ads é que o 1º é de descoberta e o 2º é de interesse. Quer saber mais? Saiba tudo aqui: 5 DIFERENÇAS ENTRE GOOGLE ADS E FACEBOOK ADS

  1. Crie notoriedade, autoridade e credibilidade

Mais uma vez através das campanhas irá criar a sua notoriedade de marca, pois ao longo do tempo cada vez mais pessoas vão contactando com a sua campanha e consequentemente com a sua empresa. Desta forma, vai sendo criada na sua memória uma perceção da sua loja online, criando a sua notoriedade.

Em termos de criação de autoridade e credibilidade temos de falar de pontos mais técnicos da sua loja online. Por exemplo, já sentiu que os seus produtos até são bons, de bastante qualidade, apresentam preços competitivos, mas o visitante chega à sua loja online e acha-a pouco confiável/credível e decide comprar numa loja online da concorrência? Sabe como contornar esta situação?

  • Usar testemunhos de clientes;
  • Coloque os seus contactos para mostrar que a sua empresa é real (telefone, WhatsApp, e-mail profissional, páginas das redes sociais, morada quando aplicável, caso também venda em loja física);
  • Um certificado de Segurança SSL indica que a sua loja online é segura para a realização de compras;
  • Novamente aposte na atualização das páginas das redes sociais. Quando o cliente ainda não conhece a sua loja online é o primeiro sitio onde vai confirmar, que a loja ainda está ativa, com atualizações recentes e comentários de outros clientes;

  1. Apostou em estratégias de SEO, quando criou os conteúdos da sua loja online?

Não sabe o que é o SEO? Então PRECISA DE ESCRITOR DE CONTEÚDOS PARA A WEB?

Coloque-se na pele do seu potencial cliente. Chegou à sua loja online e encontrou os seus produtos. De seguida fez uma pesquisa no google e encontrou mais 3 lojas online concorrentes, com os mesmo produtos e preços semelhantes. Contudo uma das lojas online da concorrência apostou fortemente em descrições únicas e originais, os produtos encontram-se com detalhes muito completos, incluindo fotografias de vários ângulos, algumas dicas de utilização entre outras técnicas de SEO. Desta forma, esta loja transmite ao potencial cliente que é especialista no produto que vende.

Qual acha que vai ser a loja online escolhida pelo potencial cliente, para realizar as suas compras?


Existem muitos mais motivos porque a sua loja online não vende, e alguns deles foram também aprofundados neste meu artigo, que pode consultar aqui: A LOJA ONLINE JÁ ESTÁ A FUNCIONAR, MAS NÃO HÁ VENDAS? o titulo é semelhante a este artigo, mas tem mais alguma informação, sobre as campanhas online, a importância do blog e do email marketing, para que existam vendas na sua loja online.

Dina Ferreira Marketing para pmes

Se surgiram dúvidas, contacte-me agora pelo seguinte formulário:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s