Se criou uma loja online e achava que ia começar a ter vendas do dia pra noite e isso não aconteceu, saiba neste artigo os motivos dessa desilusão.
Criar uma loja online simples e com poucos produtos, hoje em dia, já é relativamente fácil. Fazer com que essa loja online comece a vender é que não é assim tão fácil!
Tem sempre de imaginar que a sua loja online é como uma loja física, sem promovê-la ela simplesmente não existe. Além disso, enquanto numa loja física as pessoas podem passar na rua da sua loja e ir conhecendo a mesma, aleatoriamente, porque até está numa rua movimentada, o mesmo não acontece numa loja online. A internet é muito vasta e as pessoas que passam na sua loja online são poucas ou mesmo nenhumas, e não têm qualquer interesse na mesma, se não for utilizado corretamente o SEO.
Conheça agora os 4 motivos porque a sua loja online ainda não vende!
- Tráfego de visitantes inexistente/insuficiente

Sem visitas na loja não há vendas e mesmo que tenha algumas visitas, se a taxa de conversão for muito baixa, precisa de aumentar em muito o nº de visitantes, para que as suas vendas aumentem.
Por exemplo, imaginemos que a taxa de conversão média das lojas online em Portugal é de 0,5%. Neste caso necessita de 200 visitantes únicos, por dia, para que realize 1 única venda, na sua loja online.
200 visitantes x 0,5% taxa de conversão média = 1 venda
Desta forma, não podemos criar objetivos de vendas online diários, sem conhecer os valores necessários para que existam essas mesmas vendas.
- Nenhum investimento em Marketing Digital

Sem investir em campanhas online no Facebook Ads e Google Ads, a sua loja online, simplesmente não é conhecida por ninguém.
Tal como com a loja física para o lançamento se contrataria publicidade na rádio local, nos jornais, revistas da área, mupis de rua, entre outros meios. Também a loja online precisa de ser promovida para ser conhecido o seu lançamento.
A principal diferença entre o facebook ads e o google ads é que o 1º é de descoberta e o 2º é de interesse. Quer saber mais? Saiba tudo aqui: 5 DIFERENÇAS ENTRE GOOGLE ADS E FACEBOOK ADS
- Crie notoriedade, autoridade e credibilidade

Mais uma vez através das campanhas irá criar a sua notoriedade de marca, pois ao longo do tempo cada vez mais pessoas vão contactando com a sua campanha e consequentemente com a sua empresa. Desta forma, vai sendo criada na sua memória uma perceção da sua loja online, criando a sua notoriedade.
Em termos de criação de autoridade e credibilidade temos de falar de pontos mais técnicos da sua loja online. Por exemplo, já sentiu que os seus produtos até são bons, de bastante qualidade, apresentam preços competitivos, mas o visitante chega à sua loja online e acha-a pouco confiável/credível e decide comprar numa loja online da concorrência? Sabe como contornar esta situação?
- Usar testemunhos de clientes;
- Coloque os seus contactos para mostrar que a sua empresa é real (telefone, WhatsApp, e-mail profissional, páginas das redes sociais, morada quando aplicável, caso também venda em loja física);
- Um certificado de Segurança SSL indica que a sua loja online é segura para a realização de compras;
- Novamente aposte na atualização das páginas das redes sociais. Quando o cliente ainda não conhece a sua loja online é o primeiro sitio onde vai confirmar, que a loja ainda está ativa, com atualizações recentes e comentários de outros clientes;
- Apostou em estratégias de SEO, quando criou os conteúdos da sua loja online?

Não sabe o que é o SEO? Então PRECISA DE ESCRITOR DE CONTEÚDOS PARA A WEB?
Coloque-se na pele do seu potencial cliente. Chegou à sua loja online e encontrou os seus produtos. De seguida fez uma pesquisa no google e encontrou mais 3 lojas online concorrentes, com os mesmo produtos e preços semelhantes. Contudo uma das lojas online da concorrência apostou fortemente em descrições únicas e originais, os produtos encontram-se com detalhes muito completos, incluindo fotografias de vários ângulos, algumas dicas de utilização entre outras técnicas de SEO. Desta forma, esta loja transmite ao potencial cliente que é especialista no produto que vende.
Qual acha que vai ser a loja online escolhida pelo potencial cliente, para realizar as suas compras?
Existem muitos mais motivos porque a sua loja online não vende, e alguns deles foram também aprofundados neste meu artigo, que pode consultar aqui: A LOJA ONLINE JÁ ESTÁ A FUNCIONAR, MAS NÃO HÁ VENDAS? o titulo é semelhante a este artigo, mas tem mais alguma informação, sobre as campanhas online, a importância do blog e do email marketing, para que existam vendas na sua loja online.

Se surgiram dúvidas, contacte-me agora pelo seguinte formulário:
2 thoughts on “A minha loja online não vende, porquê?”