É muito comum um Consultor de Marketing ouvir comentários de empreendedores e proprietários de pequenas empresas, tais como: “A minha empresa é muito pequena, pode ajudar-me?” ou “Não tenho capacidade para pagar por um consultor, porque a minha empresa ainda é pequena”.
Este tipo de comentários causam-nos surpresa, pois sabemos que contar com a presença de alguém de fora da organização, com conhecimento de estratégias de mercado e aplicá-las não tem relação com a dimensão da empresa, mas sim com o desejo de alcançar um novo patamar, nível e posicionamento no mercado.
Este meu post tem como objetivo orientar os donos e gerentes de pequenas empresas, comércios locais, a entender como funciona um projeto de Consultoria de Marketing Digital em empresas de pequena dimensão e também como contratar um consultor.
Como saber se minha empresa precisa de um Consultor de Marketing Digital?
O simples fato de haver essa questão já é um indicador dessa necessidade.
Por se tratar de uma área bastante nova e em constante mudança, costuma ser difícil para os gestores, diretores e donos de pequenas empresas acompanharem e colocarem em prática as possíveis estratégias de Marketing Digital.
Todas as empresas vivem “na correria do dia-a-dia”, sejam grandes ou pequenas. A questão é que nas micro e pequenas empresas as lideranças acumulam funções, tendo que reunir múltiplas competências (Financeiro, RH, Compras, Comercial, etc.).
Na hora de falar em Marketing, costuma-se dar um jeito, sem muito planeamento, avaliando as ações conforme a necessidade. Até mesmo as agências de publicidade raramente prospetam os pequenos, atendendo-os apenas quando são procuradas.
Quando se fala em digital e web, é um pouco mais complicado, pois é necessário conhecimento técnico para fazer acontecer e qualquer erro está mais exposto. Caso a empresa decida fazer uma FanPage no Facebook, por exemplo, e cometa um erro grave nesta rede, pode ser alvo de críticas ou até mesmo de uma crise nas medias sociais.
As possibilidades de crescimento de uma empresa através da Internet é enorme, o que traz algumas perguntas à tona:
- Como estar na Internet e nas medias sociais?
- Quais os canais, redes sociais, plataformas e anúncios devo escolher?
- Como saber se a empresa está a ter sucesso, naquilo que se está a fazer na Internet?
Caso tenha respondido “não sei” nalguma delas, eu posso ajudá-lo(a) a encontrar essas respostas, deixe o seu email de seguida:
Nota: Este Post foi adaptado do blog de Camila Renaux – Consultoria em Marketing Digital.