8 Dicas de marketing para aplicar já hoje, no meu restaurante

8 Dicas de marketing para aplicar já hoje, no meu restaurante

1. Devo utilizar as diferenças do meu restaurante, na divulgação do mesmo (decoração, público-alvo, gastronomia de nicho: alimentos biológicos, vegan, sem glúten, sem lactose, etc.)

  • Para conseguir este diferencial é necessário que identifique, quais os pontos-chave que o seu restaurante apresenta, face aos da concorrência.
  • Não escolha características genéricas, tais como: “atendimento cuidado”, “qualidade dos pratos confecionados”, pois essas características são as obrigações, que o seu restaurante tem para com o cliente.
  • Deverá escolher características, que identifiquem o seu restaurante facilmente como um local único, onde a experiência é distinta dos demais restaurantes.

 

2. Os detalhes do meu restaurante devem fazer a diferença

  • Deve ter uma lista de aspetos referentes ao seu restaurante, tais como: os produtos, os serviços, os preços, o merchandising, as instalações e os equipamentos, que deverão estar sempre organizados e corretamente interligados entre si. Só assim poderá aproveitar todas as oportunidades de marketing, que o seu restaurante lhe apresenta, para divulgar a sua marca.
  • Os detalhes fazem a diferença no seu negócio, não se esqueça disso.

detalhes do restaurante

3. Os meus funcionários têm de ser embaixadores da minha marca

  • Quando criou a sua equipa de trabalho, escolheu-a de acordo com a cultura e missão do seu restaurante.
  • Desta forma deverá ao longo do tempo reunir com os seus funcionários, para que os mesmos recordem a visão da empresa e a representem de acordo com a mensagem que quer passar.
  • Os seus funcionários têm o primeiro contacto com o cliente e vão transmitir as primeiras impressões, de como vai ser a experiência no seu restaurante.
  • Desta forma é fundamental, que eles conheçam o seu restaurante tão bem quanto você, para que possam conquistar e fidelizar os seus clientes.

4. Cada cliente faz parte do meu restaurante

  • Deverá tratar cada cliente como único e personalizar cada contacto com o mesmo, pois é uma ótima maneira tentar fidelizá-los.
  • Isto é, deverá cativar os seus clientes, aproximando-se deles de forma educada e não invasiva, bem como relembrar-se de clientes recorrentes, dando aos mesmos uma atenção ainda mais especial.

5. Devo oferecer algo simbólico sempre que possível

  • Seja um digestivo (ex: um copo de espumante, um licor da casa, etc.) ou um simples chocolate junto com a conta da refeição, esta ação vai ser recebida com bastante agrado pelo cliente, que se irá sentir ainda mais especial pela atenção.
  • Esta simples ação para com o cliente tem probabilidade de gerar o passa-palavra e a recomendação do seu espaço, a familiares e amigos – Publicidade “gratuita” com retorno do seu pequeno investimento (cálice de licor etc.)

6. Devo utilizar os meus produtos e acessórios, como meios de comunicação e publicidade do meu restaurante

  • Deverá aproveitar os seus menus, guardanapos, individuais de mesa, embalagens de produtos diferentes (ex: garrafas de água com embalagens diferentes, que chamem a atenção deverão ser colocadas em todas as mesas).
  • Bem como todos os veículos do seu restaurante deverão ser identificados como pertencentes ao seu negócio, pois é uma forma de ter publicidade durante 24h.

publicidade dentro do restaurante

7. As novidades do meu restaurante devem ser sempre divulgadas

  • As mudanças que for realizando no seu restaurante, ao nível do menu, da decoração/disposição do seu espaço, dos preços, bem como dos novos serviços, devem ser comunicadas aos seus clientes.
  • Os seus funcionários no primeiro contacto com os clientes podem informá-los das novidades, com facilidade e educação.
  • Avisos nos menus ou dentro do próprio restaurante, também funcionam muito bem.

menu de parede de restaurante

8. Devo festejar com a minha equipa, sempre que se atinja um objetivo

  • Reconhecer que a sua equipa é fundamental para o sucesso do seu restaurante, faz com que os seus funcionários representem o seu restaurante, como se fosse deles e se encontrem motivados com as suas funções.
  • Desta forma, sempre que um objetivo seja cumprido (ex: batizado, jantares de grupo, evento de gastronomia, aniversário da empresa ou funcionário etc.) é razão mais que suficiente, para comemorar e unir cada vez mais a sua equipa.
“Valorize os seus funcionários, para que eles o valorizem a si e ao seu negócio.”

Espero que estas 8 dicas, de como aproveitar o marketing para promover o seu restaurante, o(a) possam ajudar a crescer. Sugiro-lhe que me passe a seguir no Facebook e por este blog, para estar a par de todas as dicas que tenho para si e partilhe nas redes sociais este artigo, se achou interessante.

Obrigada.

Dina Ferreira Consultora de Marketing

Dina Ferreira – Consultora de Marketing para Pequenas e Médias Empresas

Próximo artigo sai dia 08/11 às 12h: Dicas gratuitas – Como estar nas redes sociais, com o meu restaurante/bar? – Parte 1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s