consultoria de marketing

Consultora de marketing não é igual a Eng. Informática, Designer e Gestora de Clientes!

Conhecem a árdua tarefa de ser consultora de marketing, para pequenas e médias empresas?

Tenho-me deparado nos últimos anos, quando visito os meus clientes de que os mesmos olham para nós consultoras como as “salvadoras” da sua empresa e referem-me frases como: “…agora é que vão entrar clientes pela porta, com o marketing digital a funcionar”, “…quanto tempo demora até chegar o primeiro cliente?” “…quero x clientes já neste 1º mês” etc. etc.

Perguntas e afirmações como estas ouço diariamente, nas primeiras reuniões de consultoria. Nada mais irreal, pois são necessárias análises da empresa e do mercado e só depois através de todas as análises que temos definidas para tal (SWOT, BCG, etc.) podemos definir as estratégias que vamos adotar e os objetivos e previsões que vão ser definidas.

Outro ponto que me deixa bastante desanimada e que tento explicar aos empresários/as é o facto de acharem que a profissional de marketing tem de saber implementar tudo o que é necessário na sua empresa, para ela começar novamente a competir no mercado.

Mais especificamente quando falo que é necessário criar ou melhorar o website atual, questionam-me se o posso criar. Sou sincera com eles crio conteúdos para sites e artigos para blogs com base nas estratégias de SEO, agora pedirem-me para saber criar código HTML, CSS, etc. acho que é não terem a mínima noção de que é necessário um curso em engenharia informática ou algo similar e que existem profissionais qualificados à espera de uma oportunidade para fazerem esse serviço, com qualidade e rapidez de que necessitam.

O mesmo acontece com a área do Design, querem que saibamos fazer tudo e mais alguma coisa, que tenhamos técnica e conhecimentos de variados programas de design para criar designes complexos e criatividade para que os mesmos sejam inovadores e apelativos.

Já para não falar nas vendas, querem que sejamos um gestor de clientes exemplar, que consigamos levar o cliente a avançar por todas as fases do funil de vendas e inclusive fechar o negócio com o mesmo, fase essa que já pertence ao responsável de vendas, que tem toda a informação proveniente da equipa de marketing e apenas necessita de aplicar as estratégias de vendas da empresa aliadas à sua experiência profissional.

Este artigo serve apenas como um desabafo, pois se a área do marketing é tão vasta: marketing de conteúdo, marketing de experiências, marketing digital, marketing offline etc. etc. não podem exigir de nós conhecimento aprofundado na área do marketing e além disso em informática, design e vendas.

Um exemplo prático:

É como se eu fosse dentista e exigissem de mim funções completamente distintas da medicina dentária, tais como:

  • advocacia porque se algo correr mal no tratamento tenho de saber defender-me legalmente;
  • contabilidade porque se a gestão financeira não for corretamente realizada a clínica vai à falência etc. etc.

Cada profissional tem a sua área de intervenção que deve ser respeitada e não pode ser exigido a um profissional algo que não faz parte da sua profissão e que “rouba” trabalho que é realizado por colegas de outras áreas, com formação nas mesmas e com mais qualidade e conhecimento dessas funções.

“Contrate um profissional que seja bom na sua área de atuação e não um profissional que seja razoável em várias áreas de intervenção. Corre o risco de ficar pior do que o que estava.”

A consultoria de marketing é fundamental para uma análise da empresa e do mercado, bem como para orientar a empresa em cenários de incerteza. Mas após a consultoria a implementação das estratégias é fundamental que seja realizada por uma equipa de profissionais qualificados, nas suas distintas áreas: marketing, design, informática, vendas.

“Cada macaco no seu galho e a árvore dará muitos mais frutos!”

Deixe-me ajudá-lo(a) a fazer crescer o seu negócio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s