Consultoria de marketing, o que é?

São imensas as empresas, que têm variadas dúvidas sobre quais as estratégias de marketing que devem adotar e não sabem o que fazer, nem como resolvê-las.

Nessa altura deverão pesquisar e encontrar o melhor consultor/a, que apresente um perfil profissional e experiência comprovada na área. De seguida contactá-lo/a para uma ou várias sessões de consultoria.

O próximo passo sabemos que nem sempre é fácil, pois terá de abrir as portas da sua empresa, para alguém estranho. Mas pense no lado positivo, será alguém que o vai ajudar a solucionar os seus problemas e a esclarecer as suas dúvidas. Alguém que lhe dará caminhos possíveis a seguir e que o ajudará a analisar a sua empresa e mercado.

A consultoria de marketing, também denominada muitas vezes por outros nomes: reunião de planeamento estratégico, reunião de gestão de marketing, apuramento das técnicas de marketing, gestão estratégica da empresa etc. é fundamental para a definição dos seus objetivos de marketing, para a melhoria de processos internos e externos da empresa, entre outros aspetos.

Com a ajuda de um consultor/a especializado/a fica mais fácil definir certos aspetos fundamentais ao seu negócio, tais como uma simples análise swot (pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades).

Quem analisa a sua empresa de fora, consegue ver aspetos positivos e negativos, que alguém internamente não vê devido à ligação emocional que tem com a mesma. Por vezes uma análise que parece mais complicada à equipa interna é facilmente realizada pela equipa externa e vice-versa.

O foco das sessões de consultoria servem para que a informação estratégica que é apurada interna e externamente, leve à tomada de decisões mais coerentes e corretas a médio e longo prazo, pelos tomadores de decisão.

Muitas das sessões de consultoria ajudam também na criação do plano de marketing, que consequentemente leva à definição de todas as variáveis do marketing mix, tais como: o preço, o produto, a comunicação e a distribuição.

Relativamente ao relacionamento com os seus clientes, por vezes sente dificuldades em transferir o mesmo do meio “offline” para o meio “online”, não é?

Uma das muitas dificuldades, que as empresas de consultoria de marketing ajudam a ultrapassar é através do aconselhamento estratégico relacional e comunicacional.

Sabemos que o marketing digital para empresas tem sido um bicho-de-sete-cabeças para muitas. São muitas as redes sociais online onde a sua empresa pode estar presente, são muitos os emails marketing que podem ser enviados, mas é preciso saber atualizar e segmentar a base de dados e são muitas as campanhas no Google Adwords e/ou Faceboos Ads que podem ser criadas, mas para quê?

Qual é o real objetivo de todas estas ferramentas de marketing digital?

A resposta a estas e muitas outras questões é da missão dos consultores de marketing. Pois as sessões de consultoria servem para ajudar as empresas, a ultrapassar as suas dificuldades e a superar os novos desafios, com o objetivo de atingir novamente o caminho que leva ao sucesso e ao crescimento da sua empresa.

E lembre-se: “Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite.”

Peter Drucker

Se surgiu alguma dúvida ao longo da leitura deste artigo, envie-me agora uma mensagem. Terei todo o gosto de poder ajudar, a esclarecer a sua questão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s