Com a chegada do fim do mês de Agosto significa fim das férias para muita gente e o regresso às empresas. Inicia-se assim uma nova fase de planeamento de ações dos vários departamentos. Este seria o cenário habitual, caso não existisse o Covid, mas mesmo com a presença do mesmo entre nós temos de continuar!
As rotinas podem não ser exatamente as mesmas, mas os planeamentos têm de ser definidos para encararmos o Outono e Inverno que se aproxima. Esta época é favorável a muitos negócios e mais difícil para outros que dependem do bom tempo da primavera e verão. Contudo há que planear e definir metas e ações, que ajudem a contornar fases menos movimentadas e que façam esgotar, por exemplo a próxima época de primavera/verão.
Sabia que muita gente reserva as próximas férias de verão mal as acaba?
Quando a experiência que obtiveram foi superior às expectativas, surge a satisfação no cliente e nestes casos, muitas vezes surge a vontade de regressar no próximo ano. Para tal, muitas famílias optam por reservar logo as próximas férias, mal acabam as do ano presente, para deste modo não terem de se preocupar mais com elas.
Desta forma, as empresas de alojamento e toda a rede de serviços envolvente ao alojamento têm a ganhar muito com isso. Uns dependem dos outros para que os clientes regressem, quando lidamos com parceiros que têm a mesma cultura organizacional de excelência que a nossa empresa, fica mais fácil fidelizar e satisfazer os clientes.
Um restaurante que serve comida deliciosa e tem funcionários educados e prestáveis, certamente terá clientes satisfeitos que regressão em breve, trazendo mais familiares e amigos para a experiência gastronómica e social que receberam.
Um alojamento local que apresenta conforto, limpeza e uma localização privilegiada junto deste último restaurante é também um local a revisitar em breve.
Por vezes a localização junto da praia ou num local calmo ou mais movimentado, consoante as preferências do cliente, pensamos que é um fator decisivo no momento de escolher o alojamento do nosso próximo destino de férias. Mas sabia que se se construírem parcerias com as empresas envolventes em que todos remam para a satisfação diária dos clientes, a recomendação de serviços complementares é uma mais-valia para si e para o cliente?
Quantas vezes já ouvimos histórias pós-férias em que adoraram o sítio, mas era pobre em termos de qualidade de restaurantes ou alojamentos?

Este tipo de situações pode ser contornada por nós empresas, quando decidimos estabelecer a nossa empresa em determinada localização, consultando e reunindo com os serviços locais e estabelecendo parcerias que tornem o local mais apelativo, para quem o visita.
O conselho que dou é que se não pediu feedback aos seus clientes desta época de férias, o faça o quanto antes! O ideal é pedir mal acabam a estadia, pois é quando a experiência está mais viva na mente deles e é mais verdadeira a resposta.
Se não teve oportunidade de pedir logo o feedback, ainda vai a tempo. Envie uma mensagem, email aos seus clientes e pergunte como foi a experiência, para desta forma poder melhorar certos aspetos, que para si não são tão facilmente identificados dado o envolvimento que tem com a sua empresa ou que se prendem com outros serviços que receberam fora do seu alojamento e que não são controláveis por si.
Peça também para deixarem a opinião nas plataformas onde o seu alojamento se encontra, desta forma será mais fácil de obter mais reservas no próximo verão.
Espero ter ajudado e caso necessite de ajuda mais técnica, nomeadamente através da criação de campanhas no Facebook e Instagram, bem como no Google Ads, basta preencher o seguinte formulário e deixar-me as suas dúvidas. Até breve.