Como ir de ferias com a loja online a funcionar

Como ir de férias com a loja online a funcionar?

Ser um/a empresário/a de uma pequena ou média empresa, como sabemos significa ser um pouco de tudo. Quando chega o momento de tirar uns dias de férias é necessário sabermos parar e distanciar-nos da empresa, para usufruirmos dos momentos de lazer com que mais amamos.

Sabemos que a empresa/negócio vai estar sempre na sua cabeça, mas é necessário que tente ao máximo desligar, para conseguir recarregar as suas baterias.

Se tendo uma loja física, “basta” deixar as suas responsabilidades a alguns funcionários de confiança. Se além da loja física ainda tem a loja online, que está aberta 24h a ansiedade é ainda maior, mas não tem de ser!

Se os seus funcionários não estão preparados para lidar com a loja online, saiba que existem especialistas de e-commerce, que podem ficar durante essas semanas ou meses a tratar da parte online da sua loja, enquanto os restantes empregados dão seguimento às encomendas através da logística do armazém e transportadora.

Se no seu caso a sua loja online é ainda recente e com um volume de negócios em crescimento lento, dada a novidade no mercado, pode optar por colocar a informação de que: “As encomendas de dia X a dia Y serão processadas e enviadas dia Z”, quando regressar de férias.

Desta forma terá todo o controlo sobre o que foi vendido e enviado, pois apenas será processado no seu regresso. É uma forma de ir mais descansado/a mas não perder nenhum cliente pela sua ausência, pois tendo essa informação, bem visível no site, logo na homepage, o cliente sabe que vai comprar naquele momento, mas que só receberá a partir de dia Z, não havendo insatisfação por parte do cliente, pois estava informado no momento da compra.

Claro que este exemplo apenas se aplica a lojas online de dimensões ainda pequenas, em que o volume de encomendas ainda não é muito considerável e em que na sua maioria quem trata de tudo é 1 a 2 pessoas, como é o caso de empresas familiares ou projetos pessoais na fase inicial.

Em lojas online que recebem dezenas de encomendas por dia não é possível “parar” de processar as encomendas diariamente, pois quando regressar terá um caus para tratar. Nesse caso é mesmo essencial deixar a loja online em boas mãos, para que tudo corra de forma correta.


Ainda não tem uma loja online?

É mais fácil do que parece ter uma, mas não é tão fácil quanto parece manter e gerir uma.

Ter uma loja online por vezes é o empurrão que a loja física precisa, para escoar stock, lançar novidades entre outras estratégias. Contudo lançar uma loja online implica investimentos. Além do investimento em si na criação da loja online é necessário investimento na divulgação da loja online.

Lançou a loja online e tem 0 visitantes? É normal!

Gestão de redes sociais facebook e instagram

  1. Sem divulgação não há visitantes, não há notoriedade da marca, não há vendas!
  2. Sem investimento não há potenciais clientes na loja online, não há vendas!

Não fique desmotivado/a. É normal termos de investir durante algum tempo até começarmos a ver o retorno do investimento, com as primeiras vendas que são sempre muito entusiasmantes e que nos fazem voltar a acreditar no projeto/negócio.

Depois das primeiras vendas temos a certeza que existe interesse nos produtos/serviços e que temos de aproveitar a oportunidade que estes primeiros clientes nos deram, de darmos o melhor e deixá-los satisfeitos, para que eles se tornem em “embaixadores da marca” e divulguem junto das suas redes de contactos a vossa marca.

dê apoio ao cliente

Lembre-se sempre que conquistar um novo cliente custa 7 vezes mais, do que manter um cliente atual. Pelo que é importantíssimo que cada cliente seja tratado como único e lhe seja dada toda a importância que ele merece.

Isto para dizer, que não devemos oferecer uma vantagem melhor para novos clientes, do que para clientes atuais, que nos compram há meses/anos consecutivos.

No caso dos clientes atuais já temos muita informação relevante sobre eles, como é o caso dos hábitos de compra: frequência, os produtos que prefere, o montante médio gasto, os meios de pagamento, os prazos de envio que prefere etc., que se forem bem estudados, conseguimos oferecer-lhes mais-valias que vão mantê-los interessados na nossa empresa por muito tempo e fidelizá-los.

Muitas vezes os empresários apenas querem campanhas online para angariar novos clientes, mas também se devem fazer campanhas online para relembrar os clientes atuais dos produtos que já compraram e que estão agora mais baratos ou com portes grátis por tempo limitado.


Outra sugestão é o uso inteligente do email marketing

email marketing

Se alguém comprou uma caixa de coloração para o cabelo vamos supor, que vai aplicar nos próximos dias. Desta forma, passado mais ou menos uns 30 dias provavelmente irá necessitar de retocar as raízes, ou seja, está na altura de enviar um email marketing, com a coloração escolhida e com alguns tons semelhantes, caso a pessoa queira mudar de tom e com uma oferta especial.

A oferta pode ser por exemplo:

  • oferta de portes até às 23:59m
  • na compra de 3 colorações oferecemos 1
  • na compra 2 de colorações oferecemos um condicionador para cabelos pintados etc.

Existem imensas ofertas que fazem sentido, com base na informação disponibilizada pelo cliente, ao longo do tempo que se encontra com a sua empresa, basta saber utilizar essa informação da melhor maneira.

Vá de férias e deixe a sua loja online connosco.

Espero ter conseguido ajudar um pouco a lidar com a sua loja online, em período de férias e que vá de férias mais tranquilo/a.

Dina Ferreira Marketing para pmes

Se precisar de ajuda, contacte-me agora pelo seguinte formulário:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s