Já fez a sua lista de desejos para 2022

Já fez a sua lista de desejos para 2022?

Estas últimas semanas de 2021 são muito atarefados para as pequenas e médias empresas, que desejam aumentar as suas vendas desenfreadamente devido ao Natal. Contudo é importante vender, mas também é importante planear.

Nem toda a gente gosta de pensar e refletir sobre o ano que está a acabar e sobre o novo ano que se inicia em apenas poucas semanas. Contudo é algo fundamental que devemos fazer, se queremos mudar os resultados que temos obtido.

Sempre que iniciamos um novo ano, não é apenas o calendário que muda, mas sim os nossos objetivos que tem que ser outros, para obtermos resultados diferentes.

Não é preciso pensar em algo muito complicado. Basta pensar no que gostava de alcançar em termos pessoais e profissionais no novo ano.

Os desejos em termos pessoais normalmente são mais fáceis de delinear: ter uma casa nova, ter um carro novo, ter mais um filho, passar mais tempo com a família, viajar mais, fazer mais voluntariado, fazer mais desporto etc.

Mas e em termos profissionais são assim tão claros os seus objetivos e desejos?

Sabemos que quando temos uma pequena empresa somos tudo!

Somos a rececionista, somos a equipa de vendas, somos a equipa de marketing, somos os recursos humanos, somos a equipa financeira etc. e temos ainda de ser capazes de planear, de projetar os nossos objetivos para o novo ano.


Sabia que pode pedir ajuda?

Ser empreendedor/a não significa fazer tudo sozinho/a, é preciso saber pedir ajuda na altura certa!

Como tal, damos-lhe de seguida alguns exemplos de objetivos, que pode escolher para o novo ano da sua empresa:

  1. Tornar os processos/produtos mais ecológicos, evitar o desperdício e poupar em mais recursos.

Água, papel, têxteis, luz, consumíveis etc. a lista é infindável consoante a área em que a sua empresa atua, mas o mais importante é focar-se nos que consegue de facto realizar.

  1. Impactar os clientes positivamente, resolvendo os seus problemas com agilidade e rapidez.

Não adiante ter uma loja online com chat, se ele não estiver a funcionar ou mesmo com ele em funcionamento não consigam dar resposta a perguntas simples, tais como: quais as dimensões do produto x ou y. É um exemplo simples, mas pelo qual já passei e que mudou completamente, a minha perceção da loja online daquela marca.

  1. Recrutar melhor!

Recrutar pessoas que de facto sigam os valores e propósitos da empresa e que se mantenham felizes por estarem integrados na mesma. Quantas vezes a desmotivação atinge os colaboradores de uma empresa e não conseguimos reverter a situação? Muitas vezes isso acontece porque os mesmos não se identificam com o propósito da empresa e apenas aceitaram o lugar que ocupam por necessidade. Fazer as perguntas certas no momento da entrevista é fundamental, para ambos os envolvidos e é uma das chaves para uma empresa mais motivada e feliz!

  1. Contribuir para uma causa local

Pode ser simplesmente dar apoio mensal monetário ou de voluntariado, a uma instituição local. Se todas as empresas fizerem pequenos gestos já serão muitas a ajudar. Não é preciso mencionar toda a notoriedade e retorno que as boas ações nos dão, pois não?

  1. Estar mais perto dos clientes

A proximidade e compreensão é fundamental para um potencial cliente, se tornar num atual cliente. Deve estar a pensar mas eu apenas tenho loja online, como posso ficar mais perto dos clientes? A proximidade tem a ver com os meios de contactos que cria, para esclarecer e dar suporte ao cliente.

Por exemplo: a sua ficha Google My Business está optimizada?

Nela o cliente pode pedir direções para a sua loja (quando exista loja física), pode ligar diretamente para si, pode enviar mensagem, deixar uma crítica (1 a 5 estrelas e comentário) e pode ainda ver e clicar nos links das suas publicações, sendo uma ferramenta essencial em termos de Local SEO.

  1. Alcançar os clientes no momento certo

Como é que isso é possível?

Basta criarmos campanhas no Google Ads, no ano de 2022. Estas campanhas atingem os seus potenciais clientes, quando eles procuram por si, nos motores de busca e acredite funcionam e de que maneira!

Saiba mais aqui: Google ads para pequenas empresas funciona?


Podíamos continuar aqui a escrever infinitos objetivos e desejos para 2022, mas seria algo exaustivo, que me levaria a perder o seu interesse neste artigo. Como tal é melhor ficarmos por aqui, na esperança de ter ajudado a delinear alguns dos seus novos objetivos para 2022.

Se neste ano de 2021 já não voltar aqui ao meu blog, para esclarecer, informar sobre algum tema, resta-me desejar-lhe um Feliz Natal e um Ano de 2022 cheio de realizações!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s