Porque é importante termos um site

Porque é importante termos um site?

Muitos empresários/as quando me abordam e falam das suas necessidades em termos de marketing, costumam focar-se apenas nas redes sociais. Mas sabia que apenas estar presente nas redes sociais não chega e é muito arriscado!

Como sabe e já deve ter ouvido milhares de vezes, as redes sociais são um espaço alugado, que a qualquer momento podemos ser “despejados”.

Sempre que uma rede social fica offline durante algumas horas é um caos e um prejuízo avultado a crescer a cada minuto, para as empresas que apenas dependem das mesmas. Mas não tem de ser assim!

Devemos utilizar as redes sociais como plataformas de: promoção, de aumento de notoriedade de marca, de apoio ao cliente com esclarecimento de dúvidas, seguimento de encomendar etc., mas não podemos estar apenas presentes nas mesmas.

É essencial termos o nosso próprio site!

ter um site e um investimento ja bastante acessível

Hoje em dia ter um site é um investimento já bastante acessível, dada a quantidade de profissionais disponíveis para o fazer, o que lhe permite a escolha do site que melhor se adapte às suas necessidades iniciais.

Acha que criar um site é muito complicado?

Não tem de se preocupar com nada.

Atualmente os melhores profissionais ajudam com a estruturação do seu site, com as funcionalidades essenciais e mais inovadoras e nalguns casos até ajudam com a criação dos conteúdos.

Como vê apenas tem de decidir avançar e criar o seu próprio espaço online, o seu site.


Mas porque preciso de ter um site, se estou a começar?

Porque está a começar e é preciso ter um espaço seu, onde não exista concorrência, nem distrações. Onde o cliente seja esclarecido e informado sobre os seus produtos e serviços e onde possa concluir as compras em segurança.

Quando inicia um negócio físico também procura um espaço, uma loja, escritório para ser a sua morada comercial. Como tal, quando se entra no mundo online também precisamos dessa morada e como tal devemos recorrer a um site.

O site será sempre seu!

o site será sempre seu

Paga o domínio e o alojamento e o site com aquela morada (domínio) que escolheu, por exemplo: http://www.dinaferreiramkt.com é sempre sua.

No caso da rede social, se os administradores da rede decidirem que a mesma já não dá os lucros que espectavam, por muito que você venda nessa rede social, ela será extinta e você terá anos de trabalho, na criação de conteúdos, de comunidades etc., deitados ao lixo.


Não podemos estar nas mãos dos outros, se queremos que o nosso negócio cresça!

Tendo um site próprio e atraindo devidamente potenciais clientes para o mesmo, terá um espaço seu com um potencial enorme.

No site além dos potenciais cliente terem acesso a todos os seus produtos e serviços, deverá também explorar a criação de um blog onde irá atrair potenciais clientes organicamente.

Como?

Tem de pensar como sendo você o cliente e pensar quais são as principais dúvidas, que os potenciais clientes têm sobre os seus serviços e produtos. Quando chegar a essas dúvidas deverá esclarecê-las através de artigos no blog, que quando bem estruturados e escritos em termos de SEO (search engine optimization) lhe trarão um retorno enorme a médio e longo prazo.

produção de conteúdos para site

4 passos essenciais para quando acabar de lançar o seu site

  1. Deverá apostar na criação de campanhas online

Estas campanhas irão atrair visitantes para o seu site e consequentemente vão começar os primeiros contactos, com pedidos de mais informações.

  1. Deverá apostar na criação de artigos para o blog

Como referi anteriormente são essenciais os artigos para o blog, pois irão ser conteúdos que nunca irão caducar, estando sempre acessíveis para acesso, mesmo passado vários anos da sua criação. Inclusive podemos fazer atualizações de alguns artigos, quando fizer sentido ou mesmo republicar nas redes sociais, quando abordem temas ainda pertinentes.

  1. Deverá partilhar o seu site com as suas comunidades, nas redes sociais

Desta forma conseguirá aumentar o número de visitantes, ainda inexistente pois acabou de lançar o seu site e necessita de visitas e consequentemente vendas.

  1. Deverá apostar no envio de email marketing

Pegando nas suas bases de dados e selecionando as que fazem sentido deverá enviar um email marketing, a informar do lançamento do seu site e do objetivo do mesmo. Por exemplo, se criou o site com loja online, para aumentar as vendas online deverá informar isso mesmo e explicar através de um rápido tutorial, com imagens ou vídeo, de como se processa a compra online.

Desta forma estará a promover o seu site, bem como a aumentar as probabilidades de compras online, de clientes atuais.


Não se esqueça que angariar novos clientes custa 7 vezes mais, do que manter os atuais.

Desta forma, devemos apostar também em fidelizar os clientes atuais através de novas experiências de compra, neste caso online, que facilitem a interação do cliente com a sua empresa, que facilitem a compra e a entrega na morada do cliente, que continuem a transmitir confiança e lealdade ao cliente.


O seu site será novo para toda a gente
campanha online no google ads

Para os seus clientes atuais existe uma maior segurança, em comprar com a sua empresa porque já existem relações de confiança há vários anos.

Como tal aposte nos clientes atuais para testar o seu novo site, peça-lhes opiniões sobre a facilidade de navegação e compra, para que possa melhorar continuamente o seu site.

Os novos clientes que entrarem pela primeira vez no seu site e que ainda não conheçam a sua empresa, normalmente vêm de campanhas online.

Estes terão comportamentos de explorar uma grande parte das páginas do seu site, à procura de provas de que têm a segurança necessária, para a conclusão de uma compra online, o produto e/ou serviço certo, os prazos de entrega e preços competitivos.

Só depois de analisarem todos estes e muitos outros fatores, depois de ver as vossas campanhas mais uma quantas vezes, de pedirem informações a familiares e conhecidos é que se sentirão preparados para realizar a primeira compra online, no vosso site.

Como vê é um processo que leva o seu tempo, tal como quando abrimos um espaço físico numa rua de uma cidade. Contudo sabemos que após algum investimento contínuo, o retorno começa a aparecer e que todo o esforço será recompensado.


Vamos criar o seu site juntos/as?