vendas

Contratei serviços de marketing, mas ainda não há vendas, porquê?

Existem 2 motivos para uma empresa contratar serviços de marketing:

  1. a empresa está a crescer e já existe um departamento de marketing, mas precisa de mais elementos na sua equipa;
  2. a empresa está estagnada e precisa de soluções rápidas, para voltar a crescer.

Sendo este os principais motivos para a contratação de profissionais/serviços de marketing, existe sempre um entusiasmo elevado pelo gerente da empresa, de que este profissionais/ serviços de marketing irão ser a solução dos seus problemas, o que consequentemente se traduz em frustrações devido ao mau planeamento das funções e estratégias da empresa e à falta de condições concedidas a quem fica responsável por esse cargo.

“É preciso desmistificar, ainda mais no mundo das PMEs, que o marketing, por si só, não pode vender, não pode melhorar resultados do dia para a noite e não pode fazer um golpe de magia e solucionar problemas que, muitas vezes, são transversais a vários departamentos e à cultura empresarial há muito inveterada.” Jorge Andrês Correia

A empresa tem de conhecer as suas reais necessidades, em termos de serviços de marketing. Só assim será possível atingir as tão elevadas expectativas que nos são colocadas, como profissionais de marketing, mostrando que atingimos os objetivos inicialmente propostos.

As empresas antes de contratar profissionais/serviços de marketing tinham uma “espécie” de estratégia de “laissez-faire”, isto é, quando a secretária/administrativa/comercial tiver algum tempo livre acede às redes sociais e publica uns meros posts no Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, Twitter e desta forma mostramos que estamos “vivos” a “sobreviver” à era digital.

Contudo com o passar do tempo chegaram a um ponto em que utilizar esse tempo livre para fazer uns post nas redes sociais, não estava a ter qualquer retorno, no investimento de tempo que se estavam a fazer e decidem então contratar profissionais/serviços de marketing, com a expectativa de que vão fazer milagres em poucas semanas.

Antes de contratar profissionais/serviços de marketing é necessário saber o que se quer melhorar e atingir, para se conseguir encontrar o caminho menos sinuoso e mais célere, indo ao encontro das expectativas de todas as partes.

A empresa depois precisa de realizar um planeamento individual de cada departamento, que seja transversal entre todas as áreas. A comunicação entre as várias áreas é fundamental, o marketing e as vendas têm de estar em sintonia na estratégia adotada pela empresa (porque marketing não são vendas), o design, a administração, a produção e tantos outros para que se saiba o que é preciso e quando é preciso, evitando dificuldades ou imprevistos que podem causar transtornos desnecessários.

Porquê apostar na contratação de profissionais/serviços de marketing?

“Se a empresa estiver numa fase negativa ou sem ideias, o reforço na área de marketing pode ser uma ajuda, mas nunca a única solução. Há que pensar como um todo e verificar quando se falhou e o que falhou, melhorando serviços, produtos ou fazendo alterações na forma de trabalhar e nas pessoas que trabalham.” Jorge Andrês Correia

Existem inúmeras situações que causam problemas numa empresa, e como tal, ninguém contrata quando tudo está bem, mas sim quando existem problemas, que necessitam de uma rápida resposta e solução, ex: conflitos com clientes em redes sociais (gestão de crise), apoio em campanhas multi-canais, análise do retorno dos emails marketing/newsletter, etc..

Nestas situações é fundamental dar a “liberdade” de atuação e as ferramentas necessárias aos profissionais de marketing, para que possam atuar perante a situação e minimizar os efeitos em termos de notoriedade e imagem de marca da empresa.

Nunca contrate só porque sim, porque todas as empresas têm alguém de marketing.

Contrate sim porque quer aumentar a notoriedade da sua empresa, quer melhorar as relações com os clientes, quer lançar novos produtos e serviços e precisa de estratégias de como atuar e posicionar os mesmos etc. Exija destes profissionais indicadores de como estão a correr as ações de marketing, para que possa entender o trajeto que a empresa está a seguir, até atingir o tão esperado aumento de vendas, pela parte comercial. Mas lembre-se sempre de todo o trabalho que foi realizado anteriormente pela equipa de marketing e os vários departamentos da empresa, para que naquela altura a equipa comercial esteja novamente a aumentar as suas vendas. Tudo teve de ser reorganizado e reestruturado para que a estratégia seja bem-sucedida.

  • Então lembre-se que não se pode esperar que algo mude instantaneamente só porque vamos ter alguém de marketing. Não se pode esperar fazer uma receita sem todos os ingredientes. Isso tornará mais difícil resolver os problemas atuais, desmotivar o novo colaborador devido à exigência e poder-se-á transformar num ciclo vicioso difícil de gerir.
  • Importante reter: Não existe um departamento de marketing digital e outro de marketing clássico. Quando se cria um departamento, tem forçosamente de existir um todo daquela área de atuação, que depois vai sendo tratada consoante a situação da empresa. Isto é, se a empresa tem capacidade de atuação na área digital iremos selecionar ferramentas digitais para fazer crescer a empresa, se a empresa tem clientes que lidam bem com ferramentas clássicas do marketing, como folhetos físicos presentes na loja, a empresa tem de continuar a utilizar estas ferramentas ou estará a perder clientes fieis, que sempre procuraram este tipo de meio/canal de informação. É fundamental o profissional de marketing ter a sensibilidade de atuar nas várias áreas do marketing, de acordo com os segmentos de público-alvo, com que a empresa lida.

“A administração e quem gere tem de perceber que o investimento leva tempo a ser recuperado e que o planeamento pode nem sempre ser cumprido à risca, devido a fatores exteriores, ou que terá de ser alterado no imediato, não sendo algo definido e fechado de início ao fim. Sem planeamento, bom senso e motivação, jamais se conseguirá conquistar o que quer que seja e criar as bases para um futuro brilhante.” Jorge Andrês Correia

Deixe-me ajudá-lo(a) a fazer crescer o seu negócio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s