Conheça 6 dicas de marketing digital para stands automóveis

Sabia que existem dados estatísticos, recolhidos por empresas especializadas em pesquisas de mercado, que nos referem que atualmente, quando uma pessoa decide comprar um carro gasta cerca de pelo menos 60% do tempo da compra em pesquisas na internet?

Mais ainda, a compra de automóveis online é atualmente uma realidade, que veio a ser ainda mais reforçada devido à pandemia que vivemos.

Pelo que se ainda não colocou o seu stand online está claramente a perder uma grande fatia de potenciais clientes!

Vamos agora começar por abordar cada uma das 6 ferramentas digitais, que são uma mais-valia para comunicar, aproximar, interagir, reagir com o seu público-alvo diariamente.


  1. Redes sociais: Facebook e Instagram

Já analisou a quantidade de stands concorrentes, que já se encontram no Facebook e Instagram?

Se eles já se aperceberam que é ali que se encontram os seus potenciais clientes é importante que o seu stand não fique esquecido no mundo offline. Marcar presença online nas redes sociais, com uma página do seu stand é fundamental para mostrar aos clientes atuais e potenciais que está onde eles estão, para os ajudar no que necessitam.

Atenção! Não pense que criar páginas do seu stand nas redes sociais é o suficiente, porque não é!

É preciso alimentar as suas páginas com conteúdo de qualidade, incentivar a interação para aumentar a sua relevância e criar um canal de suporte ao cliente que realmente funcione, antes, durante e após a venda, para que o cliente se sinta acompanhado em todo o processo.


  1. Site: loja própria, as redes sociais podem desaparecer o seu site não!

O seu site é o seu território. Se o Facebook desejar encerrar a sua página do stand encerra sem nenhuma justificação e você perderá todos os seus conteúdos criados e seguidores.

Já entendeu porque é tão importante ter o seu site? Nele você controla tudo e quem souber que ele existe, facilmente o encontra para o contactar.

O seu site é uma ferramenta de marketing digital essencial, pois é através dele que atraí publico para os conteúdos das suas páginas, que responde a contactos no chat e email e que efetivamente pode realizar as suas vendas online.

Pode estar presente nas redes sociais, em sites de parceiros ou diretórios, mas se não tiver o seu próprio site que seja capaz de responder aos vários tipos de potenciais clientes, então está a perder oportunidades únicas de angariar e fidelizar os seus clientes.


  1. Google Ads: as famosas campanhas no google

Quando queremos comprar algo novo e sabemos pouco sobre esse produto ou serviço, a primeira coisa que nos ocorre é pesquisar mais sobre ele online, certo?

Também com a compra de um novo automóvel a primeira coisa que fazemos é começar a pesquisar online, no Google sobre ele e ver quais os resultados mais relevantes, que nos façam clicar nessa página para saber mais.

Pois bem, agora imagine que tem um site, mas que ele não aparece na 1ª página de resultados de pesquisa, mas você até tem o carro que o cliente procura. Para aparecer na 1ª página terá de apostar em campanhas no Google ads e em conteúdos no blog, para atrair publico organicamente.

Esta campanha competirá com os seus concorrentes, para que a sua empresa também apareça ao potencial cliente, com a sua oferta de valor o que lhe trará um aumento de visibilidade enorme ao seu stand automóvel.

Resumindo: para aparecer nos motores de busca, como o Google vai ter de apostar em SEO. Os stands estão fortemente a apostar em conteúdos para os seus blogs, com determinadas keywords e a investir em campanhas no Google Ads. Desta forma os stands estão a subir no ranking do Google e a médio prazo começam a aparecer na 1º página de resultados.

Sabia que:

  • Mais de 7 milhões de Portugueses (70% da população nacional) acede à internet diariamente;
  • 85% da navegação na internet começa em pesquisas no Google.

Encontrámos que as pesquisas em Portugal, por algumas keywords do setor, nos últimos 12 meses, foram:


  1. E-mail marketing: faça um acompanhamento personalizado dos seus clientes

Cada stand automóvel tem uma forma própria de trabalhar e serviços exclusivos. Como tal, cabe a si como gestor do stand analisar quais são as comunicações que poderá fazer por email marketing, que façam o seu cliente recomprar um automóvel no seu stand ou no caso de um potencial cliente, comprar o seu primeiro carro consigo.

Exemplos de emails marketing que poderá enviar:

  • Lembrete de revisão ou manutenção da viatura;
  • Email de parabéns pelo aniversário do cliente e/ou viatura do cliente, com oferta de serviço de revisão da viatura e/ou oferta de test-drive durante 24h de carro exclusivo;
  • Email promocional: na compra das suas novas escovas oferecemos o líquido de limpeza;
  • Email exclusivo com novidades: novas viaturas que ainda não foram comunicadas nas redes sociais e site, e que vão ser enviadas primeiro em exclusivo para os clientes atuais, para que estes se sintam especiais, caso queiram trocar de viatura;
  • Email que ajude potenciais clientes a descer no funil de vendas, com curiosidades, por exemplo: Conheça 5 características exclusivas do novo mercedes classe A.

  1. Blog: marketing de conteúdo que atrai potenciais clientes gratuitamente

Ao criar artigos para o seu blog está a complementar as campanhas de Google ads, ao atrair potenciais clientes para o seu site, de forma orgânica recorrendo ao SEO.

O marketing de conteúdo utiliza mensagens que educam o cliente e o ajudam a conhecer melhor a solução para o seu problema, nomeadamente o produto, o serviço e a empresa. No entanto, para ter sucesso é preciso trabalhar com conteúdos relevantes e de elevada qualidade.

Exemplos de títulos para artigos para o vosso blog, que atrairão visitantes organicamente:

  1. Quando preciso de um carro novo?
  2. 5 Vantagens de escolher um stand certificado pela ACAP
  3. Conheça 3 serviços que prestamos a ótimos preços, para o seu automóvel!

  1. Passa-palavra digital: sim também existe e é extremamente poderoso para o bem e para o mal

Se tem consciência do potencial do passa-palavra no “mundo offline” e das suas consequências, quando o conteúdo que está a ser comunicado o prejudica, imagine no mundo online em que tudo é transmitido a uma velocidade estonteante.

Para contornar estas situações por vezes bastante delicadas, devemos ter consciência que investir em conteúdos relevantes, verdadeiros e de que prestar um atendimento de qualidade é fundamental, para se ter clientes satisfeitos e um passa-palavra positivo para amigos e familiares.

Para os casos em que receba um comentário negativo sobre a sua empresa e que o mesmo se esteja a propagar rapidamente em páginas como o Facebook e o Portal da Queixa, saiba que por vezes basta um pedido de desculpas publicamente. Ao assumir os seus erros e sendo transparente para atenuar prejuízos, reduz o impacto que essa queixa tem na sua reputação construída ao longo de muitos anos.

É importante lembrar que a venda não é o último passo da relação com um cliente. O automóvel terá momentos de manutenção, revisões que podem e devem ser momentos de contacto com o cliente, para fidelização do mesmo e consequente repetição de compra.

Não olhe para o cliente como apenas uma venda, mas sim como uma relação que está a nascer.

O seu novo cliente deverá ser para a vida, pois ele irá trocar variadas vezes de automóvel ao longo da mesma e caso esteja satisfeito irá recorrer primeiramente ao seu stand, reduzindo os seus esforços de prospeção de novos clientes.


Curiosidades sobre o mercado automóvel:

  • O processo de compra de um automóvel é longo e inicia-se 1 a 2 anos antes de se comprar a viatura;
  • Cerca de 6 meses antes de finalizar a compra, o comprador é mais efusivo no contacto com o vendedor, com o contacto nos websites das marcas, nos test-drives, nos chats;
  • 71% dos clientes usam as ferramentas digitais para efetuar comparações entre automóveis;
  • 67% usam configuradores automóveis online;
  • 56% usam as ferramentas online de chat para esclarecimentos de dúvidas sobre viaturas;
  • Os compradores passaram de 5 visitas médias aos stands automóveis, para apenas 1 única visita antes de efetuar a compra.

Desta forma assistimos atualmente a consumidores muito mais informados, do que há alguns anos atrás, devido a toda a mudança que vivemos, quer em termos de acesso à informação, quer em termos de cenários de compra que nos são apresentados digitalmente. Assim a compra através de uma visita física a um stand já não é uma obrigatoriedade, pois assistimos a um aumento das vendas online, em que o cliente não tem de sair de sua casa.

O processo de compra tornou-se mais fácil para todos os intervenientes, com a ajuda das ferramentas online e do digital:

  1. O cliente escolhe o automóvel que deseja adquirir no site do stand;
  2. Contata o Stand demonstrando o seu interesse;
  3. Faz uma visita virtual ao automóvel;
  4. Conhece as condições de venda e financiamento;
  5. O stand trata de toda a documentação online;
  6. E entrega o automóvel no local escolhido pelo cliente.

Desta forma, devemos apostar no conhecimento do comportamento do público-alvo, adaptarmo-nos aos tempos atuais, que envolvem muitas estratégias digitais e marketing de conteúdo, para fazer crescer o seu stand automóvel.

Vamos colocar o seu stand automóvel online?

Dúvidas que tenham surgido ao longo do artigo contacte-me agora pelo seguinte formulário:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s